Que Amazônia que queremos?

Na discussão de construção do vídeo da Campanha Pense na Amazônia, enfrentamos alguns embates em relação ao desmatamento deste bioma, já que, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, houve uma diminuição considerável, cerca de 50%, nesse índice. Acho ótimo e torço para que cada vez mais os números do desmatamento e queimadas diminuam. Mas acho que não podemos deixar-nos levar pelos números positivos e esquecer não só o passado, mas também o que ainda é destruído atualmente por falta de políticas públicas e fiscalização.
Greenpeace traz um dado interessante neste aspecto:  depois de mais de 400 anos desde que os portugueses aqui chegaram, o desmatamento não era mais que 1%; de 40 anos para cá esse número já chega a 17% – área equivalente aos territórios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Não sei se vale a pena discutir quais aspectos – econômicos e políticos – levaram as pessoas a verem regiões do Norte brasileiro como entraves ao desenvolvimento do restante do país e, por isso, a necessidade de seu povoamento e industrialização.
O que para mim é crucial a partir de agora é pensar como poderemos continuar diminuindo nosso impacto, preservando o que ainda há e punindo aqueles que não o fizeram. É preciso chegar ao desmatamento zero, através da fiscalização das áreas protegidas, incentivo às populações locais que sempre viveram de forma sustentável para que continuem vivendo, aplicação das leis existentes e mesmo melhorias das que já existem, regularização fundiária(que está diretamente ligada ao uso da terra), etc. Um exemplo disso é o Fundo Amazôniaque tem por objetivo apoiar iniciativas que visem a preservação e uso sustentável dos recursos naturais da região amazônica.
A Amazônia atua diretamente no equilíbrio dos regimes de chuva no Brasil e, devido a estes desmatamentos e queimadas, podemos já estar sofrendo as consequências. Eu nunca fui ao norte do país, mas espero um dia poder visitá-lo e constatar de perto a imponência deste bioma que é a casa de inúmeros povos, animais e plantas, e que os alimenta e  serve de moradia. Acho que cabe a nós, enquanto cidadãos, enquanto pessoas que entendem que o futuro que queremos é aquele que ajudamos a construir, fazer a nossa parte, cobrar e nos fazer ser ouvidos, sempre!

Fonte: http://essetalmeioambiente.com/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Número da ANATEL, Telefone da ANATEL (0800) - Entre em contato com a ANATEL

Caso de Joana Marcenal: Falso médico atende menina e Pai da menina Joanna diz estar abalado com a morte da filha

Como evitar que a poluição do ar afete a saúde? Dicas para se prevenir da poluição do AR