Como funciona o explosivo C-4? por "Jorge Clésio"

Introdução

­­Vinte anos atrás, a maioria das pessoas não tinha a mínima idéia do que era o C-4. Mas, infelizmente, ele se tornou um termo bastante familia­r, aparecendo em jornais e na televisão o tempo todo. Em outubro de 2000, terroristas usaram C-4 para atacar o navio U.S.S. Cole, matando 17 marinheiros. Em 1996, terroristas usaram C-4 para explodir o complexo habitacional militar americano Khobar Towers, na Arábia Saudita. Em dezembro de 2001, um homem conseguiu carregar um material semelhante para dentro de um avião comercial. Como? Escondeu no sapato. O C-4 também já foi usado em muitos atentados suicidas com bomba, em Israel e em seus territórios ocupados.


Um oficial do exército americano coloca 6 kg de explosivo C-4 em uma casamata de guerra na Bósnia-Herzegóvina
Neste artigo, vamos descobrir o que é esse material tão potente e ver como ele consegue criar tanta destruição.
O conceito fundamental por trás dos explosivos é muito simples. Se olharmos da maneira mais simples possível, um explosivo nada mais é do que algo que queima ou se decompõe muito rapidamente, produzindo bastante calor e gás em um curto período. 


 
Soldados detonam 2 cargas de C-4 em uma base aérea durante uma operação de treinamento. Assim como outros explosivos fortes, o poder de destruição do C-4 vem do gás quente que se expande com rapidez.

Um explosivo típico consiste em um dispositivo de detonação, algum recipiente e, obviamente, algum material explosivo. O material explosivo passa por uma rápida reação química, uma combustão (em inglês) ou uma reação de decomposição (em inglês), ao ser disparado pelo calor ou pela energia do detonador.
Na reação química, os compostos se quebram para formar vários gases. Os reagentes (os compostos químicos originais) possuem muita energia armazenada nas ligações químicas entre átomos diferentes. Quando as moléculas dos compostos são quebradas, os produtos (gases resultantes) podem usar uma parte dessa energia para formar novas ligações, mas nunca a usam completamente. E a maior parte desse "resto" de energia toma a forma de um calor extremo.
Como os gases estão concentrados sob pressão muito alta, eles expandem rapidamente. E o calor acelera as partículas de gás, aumentando ainda mais a pressão. Em um alto explosivo, a pressão do gás é suficientemente forte para destruir estruturas além de ferir e matar pessoas. Se o gás se expande mais rápido do que a velocidade do som (em inglês), acaba gerando uma potente onda de choque (em inglês). Além disso, essa pressão também pode empurrar pedaços de material sólido para fora a grandes velocidades, o que faz que eles atinjam pessoas ou objetos com um bocado de força.
O C-4 é um desses explosivos e foi criado para usos militares

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Alfabeto Binário A -a

Código de Sangue e Armas para GTA San Andreas - Códigos GTA - Todos os Código

Encontrado em Madagascar um dos menores camaleões da Terra