18 de Julho, Dia Internacional de Nelson Mandela. Data do Nascimento do Sul Africano.

Durante a década de 1950 e início de 1960, Nelson Mandela era frequentemente enviado a celas de delegacias de polícia, celas judiciais e celas de penitenciárias por curtos períodos de tempo, pois seu trabalho político fez dele um alvo para o regime do apartheid. Após ser banido do Congresso Nacional Africano em 1960, ele passou à clandestinidade em 1961 e tornou-se líder do Umkhonto we Sizwe (MK), o braço armado do Congresso.



Em 1962, ele foi capturado e condenado a cinco anos de prisão por deixar o país ilegalmente e incitar uma greve. Em 1963, ele foi julgado com outros líderes do MK no Julgamento de Rivonia, sendo por fim condenado à prisão perpétua por sabotagem.

Mandela foi finalmente libertado da prisão em 1990, após mais de 27 anos de prisão ininterrupta. Dezoito desses anos foram passados na Ilha Robben.


Em 1991, virou presidente do CNA. Em 1992, um referendo entre os brancos, com mais de 68%, aprovou uma futura constituinte. Em 1993, ele ganha o Prêmio Nobel da Paz. E em 1994, com 62% dos votos, ganha a eleição em meio à tensão dos grupos de extrema direita e dos próprios revolucionários.

Depois, aprovou uma nova Constituição, adotou um novo hino nacional, criou uma comissão para investigar os crimes do Apartheid, e recolocou a África do Sul no caminho para a democracia. Recebeu mais de 250 prêmios e condecorações por seu trabalho. Além do Nobel, ganhou reconhecimentos de importância como o Presidential Medal of Freedom dos Estados Unidos e a Ordem de Lenin da União Soviética.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Portal Canaã é o site de notícias mais acessado no sudeste do Pará

Alfabeto Binário A -a

Fotos: Morte de Cristiano Araújo