Alerta às nascentes e efluentes de Parauapebas - Bairro: Novo Brasil

Em visita ao Bairro Novo Brasil, onde existem alguns mananciais que escoam para o Igarapé Ilha do Coco onde efluem para o Rio Parauapebas, fiz algumas observações que venho expondo teoricamente há tempos. O bairro margeia e é interrompido pelo riacho de forma natural. Ambientalmente legal, seria uma localidade permanentemente preservada e sem intervenção do Homem.

A região, repleta de nascente, é responsável por fortalecer e dar vida ao riacho, tornando-o perene (eternamente vivo) e um efluente saudável. O que se pôde notar no vídeo é que, também, é um fundo de vale, sempre úmido, mas definhando por conta da ocupação social e degradação do verde, impedindo assim o ciclo hídrico, o aparecer da água.
Um dos fatores bem observados foi às impurezas encontradas nas margens, a poluição, o despejo de rejeitos na localidade, retos fecais vinda das residências, lavagens, plásticos. Observei que a água drenada e despejada no vale estava demostrando um elevado teor de substâncias químicas e que fosse ingerido acidentalmente por uma criança (usam habitualmente o riacho para banho) a traria consequência graves.


A localidade necessita, urgentemente, de um trabalho sócio ambiental, programas sustentáveis, ações preservacionistas e comprometimento da sociedade. A partir que o Homem intervém ao meio com fins apenas de sobrevivência e explorativo, sem nenhuma fiscalização, compromete integralmente a vida natural. Precisamos evoluir, e muito.

Incompreensível: A palavra citada ao final do vídeo foi em razão de conhecer a magnitude, a importância de nosso município em esfera nacional e existir, literalmente, esse atraso cultura-ambiental, um conceito que deveria já estar público.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Alfabeto Binário A -a

Número da ANATEL, Telefone da ANATEL (0800) - Entre em contato com a ANATEL

Caso de Joana Marcenal: Falso médico atende menina e Pai da menina Joanna diz estar abalado com a morte da filha

Como evitar que a poluição do ar afete a saúde? Dicas para se prevenir da poluição do AR