Ética e sociedade


Se a Ética está intrinsecamente ligada ao outro, então ela se aplica igualmente à sociedade como um todo, visto ser esta composta de muitos “outros” a relacionar-se com um determinado indivíduo.
Dessa forma, temos que, ainda aqui, existem princípios éticos a serem respeitados, sob pena de o grupo humano fragmentar-se sob ideias e atividades danosas aos indivíduos e, portanto, ao próprio grupo.

Exemplo disso pode ser encontrado na prática do trabalho escravo.

Há pouco mais de dois séculos, ou menos ainda, era comum o trabalho de escravos ou o trabalho em troca de comida pura e simplesmente. Mesmo crianças de até 5 anos de idade eram empregadas nas fábricas inglesas, em plena Revolução Industrial.

Na Ouro Preto do Ciclo do Ouro, no século XVIII, crianças também eram amarradas a cordas e descidas por buracos escuros, para trazerem de lá o minério.

Já no século XX, era frequente no Brasil a ação dos "gatos", aliciadores de pessoas para trabalhar em regiões pouco habitadas ou latifúndios, cujo salário aviltado deveria ser trocado por comida, o que acabava convertendo-se em dívida e escravidão.  

Submeter o ser humano a condições degradantes de trabalho é hoje crime reconhecido em todo o planeta, embora ainda praticado em diversos países.

Porém, é fora de dúvida a razão ética primordial que condena tais atos: valorizar o indivíduo em sua condição humana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Alfabeto Binário A -a

Código de Sangue e Armas para GTA San Andreas - Códigos GTA - Todos os Código

Número da ANATEL, Telefone da ANATEL (0800) - Entre em contato com a ANATEL