O Desafio SEBRAE 2012 - Apresentação


O Desafio Sebrae é um jogo de negócios que propicia a universitários, como você, a experiência real de administrar uma pequena empresa virtual, disputando o mercado com um grupo de concorrentes.


O tema escolhido a cada ano visa despertar o interesse dos participantes sobre as características de um determinado setor da economia. 


A Fruticultura é o tema escolhido para o Desafio Sebrae 2012, pela importância dos setores de agronegócio e alimentação para a economia e o desenvolvimento de regiões rurais e urbanas do país e pela enorme riqueza das frutas produzidas no Brasil e na América Latina.


A leitura deste documento ajuda-o a compreender fatores que influenciam a competitividade no setor da economia escolhido: a fruticultura e sua inserção no agronegócio e no setor de alimentação. Ao mesmo tempo, você é chamado a adotar uma atuação empreendedora comprometida com a busca de soluções ambientalmente sustentáveis, socialmente responsáveis e economicamente viáveis. 


Outro objetivo do Guia é que você se familiarize com a linguagem mais formal, encontrada em relatórios setoriais e em artigos de negócio. 


Com esse exercício você estará treinando para atuar em sua carreira de forma mais profissional e “baseada em conhecimento”.


Durante o jogo, sua equipe trabalhará com três linhas de produto: polpa, suco e sorvete de frutas tropicais, tomando decisões relacionadas à produção (fábrica) e à prestação de serviços de alimentação (loja).
Gerenciar um empreendimento da área de fruticultura e alimentação contribui para que você desenvolva conhecimentos de gestão e atitudes empreendedoras, úteis para sua atividade futura como empregador ou empregado, mas, acima de tudo, como cidadão empreendedor.



Em síntese, o Guia Setorial do Desafio Sebrae tem como foco temático a Gestão Empreendedora e pretende desenvolver ou reforçar as seguintes competências gerais:
  ▪ Conhecer as tendências que estão mudando a face do setor de alimentação;
  ▪ Compreender a organização e os números do setor de Fruticultura e de Agronegócio, em geral;
  ▪ Familiarizar-se com a linguagem mais formal dos relatórios setoriais e dos artigos de negócio;
  ▪ Favorecer atitudes de valorização das informações sobre o setor no qual atua.


Equipe do Desafio Sebrae

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Alfabeto Binário A -a

Código de Sangue e Armas para GTA San Andreas - Códigos GTA - Todos os Código

Número da ANATEL, Telefone da ANATEL (0800) - Entre em contato com a ANATEL