Enéas Carneiro: O BRASIL EM PERIGO


Enéas Carneiro - 14/08/98
O BRASIL EM PERIGO

As elites dominantes, no nosso país, estão conseguindo desmoralizar, destruir, arrasar com todas as instituições. A credibilidade vai sendo sepultada, o comportamento de todos vai sendo nivelado por baixo, a chamada "classe política" é uma das mais podres de que se tem notícia, enfim, o Brasil está sendo encaminhado para o caos, mergulhando na desordem e não há quem tome a menor providência. Apesar disso, o programa eleitoral do presidente Fernando Henrique Cardoso(PSDB-SP), candidato à reeleição, exibe imagens inteiramente diferentes da realidade das ruas, mascarando uma situação que não se tem mais como esconder, por melhor que seja a intenção ou por pior que seja o desejo.

A realidade do Brasil de hoje é inteiramente oposta àquela que estamos observando no horário eleitoral gratuito: são famílias inteiras "tomando conta" de automóveis em cada esquina, assaltos e homicídios, praticados em número alarmante, desemprego, miséria, prostituição em todos os níveis e analfabetismo pleno. Até quando iremos suportar esse drama? Até quando a nação irá conseguir manter o frágil equilíbrio, impedindo uma guerra civil generalizada, o total descontrole? Diariamente, o governo federal pratica as piores ações, destrói o patrimônio nacional, amplia o desespero da população e ninguém faz nada, não se toma a menor providência.

Onde está o dinheiro obtido com as estatais, empresas que dizem estar sendo vendidas, mas que, na verdade, estão sendo entregues de maneira graciosa? Quem é que se lembra da Companhia Siderúrgica Nacional e da Usiminas, dois gigantes do patrimônio público? Quando a Escelsa, do estado do Espírito Santo, foi vendida (cerca de 250 milhões de dólares), os recursos arrecadados serviram, apenas, para pagar três ou quatro dias de juros, vejam só, juros, da dívida interna. E agora? Essa dívida, hoje, é muito maior do que na época em que a Escelsa foi "vendida", com o agravante de que várias pessoas foram demitidas, como conseqüência da "privatização", num elaborado plano de "enxugamento" das despesas, enquanto que o estado ficou no prejuízo: não mais dispõe do dinheiro da "venda" e nem mais possui a empresa que lhe propiciava rendimentos.

Onde é que está o dinheiro da Companhia Vale do Rio Doce? Aquela empresa, cujo preço de venda, inicialmente, segundo estimativas do próprio governo federal, ultrapassaria a casa dos 80 bilhões de dólares, mas que foi encolhendo, encolhendo e terminou atingindo a ridícula soma de três bilhões e 338 milhões de dólares? A Vale, de acordo com analistas imparciais, custaria algo em torno de quase dois trilhões de dólares(é impossível o exato alcance de números precisos!). Uma "negociação" dessas, como a que foi efetuada, tem de ser adjetivada como criminosa, não existe nenhuma outra palavra que a qualifique mais apropriadamente. Anuncia-se, que, se reeleito, o presidente Fernando Henrique Cardoso irá privatizar a Petrobrás e, possivelmente, o Banco do Brasil. Isso, sem contar com a já anunciada privatização da Previdência, baseada na argumentação de que "dá prejuízo". Essa história de prejuízo, causado pela Previdência, é uma das maiores mentiras que se busca impor ao povo brasileiro. Nos últimos dez anos, a Previdência só deu prejuízo duas vezes: em 1984 e em 88. "A Previdência é uma estrutura altamente lucrativa e essa é a principal razão de se querer privatizá-la".


Nós podemos, juntos, dar uma basta a essa situação, nas eleições do próximo dia quatro de outubro. Devolver o Brasil aos brasileiros, retomar as empresas doadas, punir os responsáveis pelos desmandos, acabar com a roubalheira, gerar empregos, eliminar a impunidade e impedir que a violência se torne institucional, destruindo nosso país. Manter a situação que aí se encontra é insistir nos mesmos erros, é referendar as falcatruas que se praticam em nome da moralidade, é inverter o significado das palavras. O Brasil, que detém situação ímpar e privilegiada no nosso planeta, dispõe de todos os recursos necessários e indispensáveis à sua independência e grandeza. O que nos falta é vergonha, é vontade política, é organização e amor à pátria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Alfabeto Binário A -a

Número da ANATEL, Telefone da ANATEL (0800) - Entre em contato com a ANATEL

Caso de Joana Marcenal: Falso médico atende menina e Pai da menina Joanna diz estar abalado com a morte da filha

Como evitar que a poluição do ar afete a saúde? Dicas para se prevenir da poluição do AR