Audiência discute construção civil em Belém


Na manhã de hoje (18 de Abril), a Assembleia Legislativa do Estado realizou uma audiência para discutir o plano diretor da construção civil em Belém. Estiveram presentes representantes da Secretaria de Urbanismo de Belém (Seurb), da Universidade Federal do Pará (UFPA) e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, Ailson Cunha, além dos vereadores  Carlos Augusto e José Scaff Filho e dos deputados estaduais Edmilson Rodrigues, Cássio Andrade, Roberto Santos Edilson Moura (que propôs a audiência) e o presidente da Alepa, Manoel Pioneiro.

Na audiência, o caso do desabamento do edifício Real Class foi tratado com alerta. Ailton Cunha, do sindicato, falou sobre as péssimas condições de trabalho na construção civil. Ele fez uma apresentação onde mostrou fotos de trabalhadores sem os equipamentos de segurança necessários, usando chinelos ao invés de botas; banheiros sem condições de uso, entre outros casos preocupantes para a saúde dos trabalhadores.
“A situação dos trabalhadores nos locais de trabalho só tem piorado e em nossa opinião, são três os elementos principais que contribuem para as péssimas condições de trabalho e aumento dos acidentes e mortes principalmente em nosso setor: redução gradativa do número de auditores fiscais do trabalho; o ritmo acelerado de trabalho com implantação de metas de produtividade e o aumento das terceirizações e os baixos salários diante da alta lucratividade das empresas e as condições analógicas a que são submetidos os trabalhadores dentro de um canteiro de obras”, afirmou Ailson Cunha.
Ainda não houve uma decisão definitiva sobre a situação, mas o relatório foi feito e o assunto voltará a ser discutido. Na ocasião, o deputado Edmilson Rodrigues apresentou uma proposta de aprofundar os debates em dois campos: jurisdicência e parte técnica. “A jurisdicência se baseia na produção de normas. A nível estadual, podemos interferir nas políticas municipais. Na parte técnica, com relação à verticalização, que compromete o desenvolvimento urbano de Belém”, explicou o deputado. 

Dol

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Alfabeto Binário A -a

A história (parábola) dos três conselhos

Portal Canaã é o site de notícias mais acessado no sudeste do Pará