NATUREZA X CAPITALISMO = AQUECIMENTO GLOBAL.

No mundo ocidental, a reflexão sobre a relação homem-natureza tem sido trilhada por uma oposição entre essas duas instâncias. A nossa civilização aprendeu a separar o natural do social, a selvageria da civilização, a barbárie da órdem e do progresso. Assim, realizou-se um afastamento da desordem e do caos da natureza, caminhando para um mundo regido por regras, controles e conhecimentos comandados pelo homem. Caminhou-se, seguramente, para uma separação do homem em relação à natureza no plano do pensamento e evolução da teoria e do conhecimento científico.

A partir do século XVIII, passamos a ter uma visão histórica e material dos usos dos recursos naturais claramente definidas. Entretanto, Com o regime capitalista que visa buscar lucro e acumular riquezas, retira-se o possível e o impossível da natureza, quebrando a harmonia natural e os ciclos de formação de tudo. A idéia de que o homem é o dominador e pode fazer o que quizer quando se trata da natureza, sempre refletiu nas suas ações quanto ao seu semelhante: acúmulo de riquezas por um lado e miséria e degradação social e ambiental pelo outro.

Nunca, no passado, a humanidade teve diante de sí a perspectiva do seu próprio extermínio, já que o capitalismo irracional pode nos levar a um desastre de proporções imensuráveis. Além da degradação social, efeito estufa, acúmulo de lixos de toda espécie, inclusive atômico, destruição de florestas, desaparecimento de espécies e redução da diversidade biológica. Vemos a ocorrência de furacões na América Central, Caribe e Sul dos Estados Unidos e chuvas torrenciais e enchentes na Ásia, entre outros. É o resultado da dissociação que o homem promoveu entre ele e a natureza. Não estabeleceu critérios de convivência. E quando temos um protocolo de Quioto, temos grandes Nações que se recusam a aceitá-lo na sua integridade. Não querem deter a sua marcha predatória. Não querem a implementação de energias limpas como a energia solar, porque são de graça. A base do capitalismo está aí, lucro. Portanto, a natureza não só foi fundamental ao desenvolvimento capitalista, ela continua sendo e o será por um longo tempo.

As medidas protecionistas ao meio ambiente ainda são muito tímidas quando comparadas ao desastre que ele sofre à todo momento. Apesar de tudo, acho que a natureza ainda terá que suportar muita degradação até que o "bicho homem" entenda que está extrapolando todos os limites plausíveis, carregando tudo o que está disponível, com muito pouca preocupação com o futuro das suas gerações.

Autorizo a reprodução.
Odilon Euzébio da Silva
Texto de 10/04/2007.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Alfabeto Binário A -a

As Torres Gêmeas, ataque em 11 de Setembro de 2001, ENTENDA

Número da ANATEL, Telefone da ANATEL (0800) - Entre em contato com a ANATEL