Detectado novo foco do mosquito Aedes aegypti em Rio Grande


A equipe da Vigilância Ambiental em Saúde (VAS), do Programa de Prevenção da Dengue da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), detectou nesta terça, 21, novo foco do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue - em Rio Grande. Este é o quinto foco localizado este ano no Município, sendo que o anterior havia sido encontrado há pouco mais de dez dias no bairro Aeroporto. Segundo informações da Unidade de Vigilância Ambiental em Saúde, desta vez o novo foco foi encontrado em uma armadilha instalada no Terminal Rodoviário, no centro do Rio Grande.
A partir dessa descoberta, na quarta-feira, terá início o trabalho de delimitação de foco, ocasião em que os agentes de campo do Programa de Prevenção da Dengue visitarão todos os imóveis em um raio de 300 metros ao redor do local. Nesta visita, serão procurados e removidos possíveis criadouros. Aqueles que não puderem ser removidos serão tratados com larvicida. “É importante que a comunidade desta área receba os agentes e siga as orientações repassadas por eles”, comentou a chefe da Unidade de Vigilância Ambiental em Saúde, Elisabeth Valentim Estima.
Ela comentou que o município do Rio Grande mantém-se no status de não infestado pelo Aedes aegypti. No entanto, ele é considerado de alto risco para a entrada deste mosquito, por possuir algumas particularidades, como o segundo maior porto marítimo do País, o balneário Cassino e o 5º Distrito Naval – locais que possuem um grande fluxo de pessoas e veículos vindos de áreas endêmicas.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o Rio Grande do Sul encontra-se em situação de alerta para dengue. Todos os municípios infestados correm risco de apresentar surtos da doença na próxima temporada de verão 2010/2011.

Capacitação
Visando a garantir o atendimento a pessoas que possam vir a contrair dengue, incrementar a vigilância da doença e do mosquito transmissor, e sensibilizar profissionais de saúde quanto à notificação de casos suspeitos, a Secretaria da Saúde está realizando uma série de capacitações para seus servidores.
Na última sexta-feira, 17, todos os servidores do Centro Municipal de Vigilância em Saúde receberam a capacitação. Já para esta quarta-feira, 22, e quinta, estão agendadas capacitações para os agentes comunitários de saúde e para os médicos e enfermeiros da rede pública e privada. No caso de médicos e enfermeiros, o evento será realizado na quinta-feira, às 14h, no auditório da Mitra Diocesana, e é aberto aos profissionais que tiverem interesse em participar.
A SMS pede à população rio-grandina que intensifique os cuidados básicos para evitar a doença, evitando o acúmulo de água em recipientes como pratos de plantas, bebedouros de animais, caixas d'água sem tampas, piscinas e qualquer outro recipiente em seus ambientes de moradia, trabalho e lazer. Além disso, pessoas que apresentem sintomas da doença, o que inclui dores de cabeça, febre alta, dores nas articulações, manchas avermelhadas na pele, desânimo e dor atrás dos olhos, devem procurar atendimento médico imediatamente.

Fonte:
www.jornalagora.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Alfabeto Binário A -a

As Torres Gêmeas, ataque em 11 de Setembro de 2001, ENTENDA

Número da ANATEL, Telefone da ANATEL (0800) - Entre em contato com a ANATEL