Guarujá: Alunos terão aulas de Educação Financeira

Aprender a poupar o dinheiro e administrá-lo desde cedo. Desta maneira, alunos do 5º ao 8º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais de Guarujá, no litoral de São Paulo, terão no currículo o tema Educação Financeira.


Segundo a secretária de Educação, Priscila Bonini, a medida é inédita no país e beneficiará 10.167 alunos da rede municipal de ensino.


"Os alunos vão aprender a economizar, como aplicar seu futuro salário, analisar dentro de sua expectativa, quais são seus sonhos e guardar dinheiro para empreender futuramente. Baseado na metodologia DSOP (Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar), a Educação Financeira será implantada dentro da disciplina de Matemática e as notas serão avaliadas na mesma matéria. Nesta segunda, começamos a capacitar os professores e dentro de dois meses, no máximo, já vai estar na grade curricular dos alunos".


"A maioria dos jovens em seu primeiro emprego já começa a contrair dívidas. Com o hábito de poupar, a pessoa começa a enxergar o futuro. O aluno vai aprender que quando ele guarda dinheiro, ele vai comprar à vista e vai ter desconto. Ele vai usar os juros ao seu favor. Além disso, o material didático tem atividades para fazer em casa com os pais. Eles vão ser multiplicadores e vão ensinar os pais a pensar na aposentadorias, previdência e economizar nas contas domésticas", disse o educador financeiro do Instituto DSOP de Educação Finaceira, Élio Pallaro, responsável em aplicar o curso aos professores.


O economista e coordenador do Nese (Nucleo de Pesquisa e Estudos Socioenomicos da Unisanta), Jorge Manuel de Souza Ferreira, aprovou a ideia.


"Achei muito interessante esse tipo de trabalho. Acho que falta em muitas famílias no Brasil o sentido da necessidade de poupar e até mesmo do que gastar. Com certeza vai surtir efeitos positivos".


O Brasil precisa adotar essa iniciativa em geral, esse tipo de matéria é essencial para deixarmos os jovens cientes a preparados para o nosso mundo capitalista, e que possam entender  de modo abrangente como tudo funciona.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Alfabeto Binário A -a

Número da ANATEL, Telefone da ANATEL (0800) - Entre em contato com a ANATEL

Melro-preto - AVE