Professores fazem protesto na ALEAM e cobram melhorias para a educação


Professores e alunos de escolas públicas na capital tomaram as ruas no entorno da Bola do Eldorado, no bairro Parque Dez, zona Centro-Sul, em uma manifestação realizada nesta manhã. Os trabalhadores e estudantes caminharam até a sede da Assembleia Legislativa do Estado (ALEAM) para reivindicar melhorias nas condições de trabalho na educação.
Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (SINTEAM), Marcus Libório, as manifestações estão acontecendo em todo o País e vão continuar nos próximos dois dias. "Esse ato é pra reivindicar melhorias na educação em nosso Estado e os direitos dos professores no interior que não estão recebendo o piso nacional definido por Lei", explica.


Libório destaca que as atividades em prol da educação servem também para chamar a atenção das autoridades com relação às bandeiras de luta da categoria. "Lutamos pelos 10% do PIB e 50% do pré-sal para a educação e também o plano de cargos e salários para os trabalhadores em educação", frisou.
O presidente da ALEAM, deputado Ricardo Nicolau, recebeu os representantes do SINTEAM e as pautas de reivindicação da categoria. Os deputados José Ricardo, Conceição Sampaio, Josué Neto, Sinésio Campos e Sidney Leite também acompanhara a reunião.

Audiência
De acordo com Libório, o presidente da Casa se comprometeu em realizar uma audiência pública para tratar dos problemas da educação no Estado. "Nós vamos chamar o secretário de educação do estado, presidentes das Câmaras Municipais do interior e o presidente da associação dos municípios, Jair Souto, para discutir o assunto com a categoria. Esperamos que não seja apenas uma audiência já que o assunto não se esgota em uma única conversa", explicou.
O deputado Ricardo Nicolau ressaltou que a Casa vai estar aberta para discutir as pautas de reivindicação da categoria. De acordo com Libório, o principal tema da audiência será o piso salarial dos professores, que em muitos municípios do Amazonas não é cumprindo, como Apuí e Borba.

Atividades
Amanhã as atividades de conscientização do cumprimento do piso continuam nas escolas da capital. "Hoje, nosso objetivo foi alcançado e conseguimos chamar a atenção da sociedade para os problemas na qualidade da educação em nosso Estado. Agora vamos para as escolas reafirmar nossa luta junto a categoria", destacou. (SINTEAM/AM)

Fonte: www.cnte.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Alfabeto Binário A -a

Número da ANATEL, Telefone da ANATEL (0800) - Entre em contato com a ANATEL

Fobia Social - O que é uma fobia social?

Caso de Joana Marcenal: Falso médico atende menina e Pai da menina Joanna diz estar abalado com a morte da filha