“Desigualdade nas escolas é o berço da miséria”


“Ou colocamos a educação como vetor do progresso social, com escola igual para todos, ou não teremos sucesso na erradicação da fome e da miséria”, afirmou o senador Cristovam Buarque (PDT-DF). Para ele, a desigualdade entre as escolas onde estudam os filhos dos ricos e onde estudam os filhos dos pobres é o berço da pobreza no país.

“Não acredito que exista no mapa da fome alguém que tenha o segundo grau completo. Se houver, é porque essa pessoa teve algum acidente na sua vida que o desviou, o levou a morar na rua. Senão, não passa fome” disse o parlamentar.
No debate na Comissão de Direitos Humanos, Cristovam lamentou que a valorização da educação como vetor de desenvolvimento encontre resistência nas elites brasileiras, por não quererem “que seus filhos tenham dificuldade de obter boas colocações”.
A senadora Ana Rita (PT-ES) destacou a importância da educação para garantir oportunidades capazes de promover a superação da pobreza. Ela elogiou a presidente Dilma Rousseff por incluir a educação entre as prioridades de seu governo. A parlamentar lembrou ações da presidente para adequar os critérios de ingresso no programa Bolsa Família e para promover reajuste no valor dos benefícios.
— Bolsa Família e salário digno são medidas fundamentais para que possamos combater a miséria, combater a fome e, automaticamente, enfrentarmos a violência que aflige tantas famílias brasileiras — disse a senadora.
Por sua vez, a senadora Marinor Brito (PSOL-PA) alertou para a situação enfrentada por famílias que moram em torno do polo industrial de Barcarena, no Pará, que vivem em situação de “precariedade absoluta”.
— São várias comunidades, famílias inteiras sem dentes, com pele escamada como se fossem bichos, por conta da poluição e do abandono — disse, ao pedir medidas urgentes do governo federal e do governo do Pará para atender essas famílias — afirmou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Alfabeto Binário A -a

Número da ANATEL, Telefone da ANATEL (0800) - Entre em contato com a ANATEL

Caso de Joana Marcenal: Falso médico atende menina e Pai da menina Joanna diz estar abalado com a morte da filha

Como evitar que a poluição do ar afete a saúde? Dicas para se prevenir da poluição do AR