Pesquisa revela o que o brasileiro pensa do meio ambiente e do consumo sustentável

Estudo realizado desde 1992, mostra que a consciência ambiental do brasileiro, em relação ao País, quadruplicou, comparando ao resultado de 20 anos atrás

Foi divulgado o resultado da edição 2012 da pesquisa "O Que o Brasileiro Pensa do Meio Ambiente e do Consumo Sustentável". O estudo, que é o mais amplo painel sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável existente no País, mostra que os brasileiros estão mais conscientes sobre a importância do meio ambiente.

Durante a Rio 92, 47% dos entrevistados não sabiam identificar os problemas ambientais. Este ano, apenas 10% ignoravam a questão
O levantamento foi realizado com a cooperação técnica do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) que entrevistou 2,2 mil pessoas de áreas urbanas e rurais de todas regiões do País. Segundo o documento, o meio ambiente está em sexto lugar na lista de preocupações dos brasileiros, ficando atrás de saúde e hospitais, com 81%; violência e criminalidade, com 65%; desemprego, com 34%; educação, com 32% e políticos, com 23%. Há seis anos, o meio ambiente aparecia na 12ª colocação, à frente apenas de reforma agrária e dívida externa. Em 1992, ano da primeira pesquisa, o tema sequer foi citado.


"Isso é resultado de um maior acesso à informação. Mas o meio ambiente também é visto como problema, e não como uma oportunidade", disse a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.
A pesquisa revela que ao longo de duas décadas, os mais jovens e os mais velhos são os que menos conhecem a realidade ambiental, mas a consciência aumentou. Há 20 anos, quase 40% dos entrevistados entre 16 e 24 anos não opinaram sobre problemas ambientais, assim como mais de 60% dos brasileiros com 51 anos ou mais. Este ano, as proporções caíram para 6% entre os jovens e 16,5% entre os mais velhos.

O principal problema ambiental citado pelos brasileiros é, desde a primeira pesquisa, o desmatamento de florestas, que neste ano registrou 67%. Outros principais problemas são a poluição de rios e lagoas (47%), a poluição do ar (36%), o aumento do volume do lixo (28%), o desperdício de água (10%), a camada de ozônio (9%) e mudanças do clima (6%).

Também são citados como problemas a extinção de animais e plantas; a falta de saneamento; a poluição por fertilizantes; o consumo exagerado de sacolas plásticas; e falta de conscientização ambiental da população.
A questão relacionada ao lixo, por exemplo, é um dos problemas que mais ganhou posições no ranking dos desafios ambientais montado pelos brasileiros. O destino, seleção, coleta e outros processos relativos aos resíduos que preocupavam 4% das pessoas entrevistadas em 1992, agora são alvos da atenção de 28% das pessoas.

A pesquisa mostrou, no entanto, que as belezas naturais são o principal motivo de orgulho para os brasileiros. Aproximadamente 28% das pessoas dizem que o meio ambiente brasileiro é motivo de orgulho, à frente do desenvolvimento econômico, com 22%; das características da população, com 20%; do pacifismo, com 13%; da cultura, com 6% e da qualidade de vida, com 1%.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Conotação e Denotação, Alguns exemplos Conotativos e Denotativos, entenda o que é uma linguagem Denotativa e Conotativa

18 DE ABRIL - DIA DE (MONTEIRO LOBATO)