Cientista explica a importância da descoberta do Bóson de Higgs, chamado de "partícula de Deus"

Uma descoberta revolucionou o mundo da física. Tudo começou quando pesquisadores de laboratório europeu, construído debaixo do solo, conseguiram comprovar a existência de uma partícula jamais antes registrada. Essa partícula pode ajudar a decifrar vários mistérios do Cosmos,como a formação dos planetas.


Uma partícula invisivel, mas de imensa importancia para a ciencia. O Bóson de Higgs descoberto pelos cientistas explicaria porque os corpos no universo possuem  massa. O físico Pedro Mercadante é um estudioso do assunto.Professor da Universidade Federal do ABC,na Grande São Paulo, ele integra o Centro de Pesquisa de Análise de São Paulo,grupo que participa de um das experiências internacionais com o Acelerador de Particulas.
Entrevista com Pedro Mercadante- fisico da Universidade de São Paulo:
"O mecanismo de Higgs nos mostra um caminho diferente.Um caminho  em que essa  ideia de que a gente vai dividindo  e encontrando coisas menores talvez tenha funalmente terminado. Até onde a gente sabe a gente chegou a essas particulas elementares."
A novidade na verdade é a confirmação de uma teoria formulada há quase 50 anos. Foi proposta por Peter Higgs, que hoje tem 83 anos e se emocionou ao saber da descoberta.O Bóson é difícil de ser observado, porque é muito instável e se transforma rapidamente em outras partículas.Tentar encontrá-lo custou caro, o equivalente a 17 bilhoes de reais. Os cientistas precisaram construir debaixo da terra o LHC- o maior acelerador de partículas do mundo com 27kms de extensão,  no centro europeu de pesquisa nuclear,, na fronteira entre a França e a Suíça. Dentro da grande maquina, foram disparados prótons em sentidos opostos.O choque dessas particuilas em altissima velocidade gerou outros componentes/. Um deles é o boson de Higgs, que pode levar a ciencia a decifrar alguns mistérios sobre a evolução do universo.
Entrevista com Pedro Mercadante-físico da Usp:
"A gente tem a ideia de que o universo surgiu com uma quantidade de particulas.Quando ele evoluiu vai esfriando.O mecanismo de Higgs nos diz que, quando  ele começa a esfriar as particulas vao passar por uma transicao de fase e vao ganhar massa./ e isso  que permite que as coisas ocorram do jeito que a gente vê hoje".
A notícia de que a partícula de Deus foi descoberta correu o mundo. Mas chamar assim o Boson de Higgs é um erro, garantem os cientistas. O nome veio do livro escrito por Leon Lederman, premio nobel que durante anos perseguiu a partícula.A obra deveria se chamar "A partícula maldita", mas foi rebatizada pelo editor e virou sucesso.
Entrevista com Pedro Mercadante-fisico da Usp:
"Qualquer alusao a deus a gente prefere evitar porque nao tem motivo nem pra ficar muito feliz e achar que está descobrindo deus, nem para a gente ser criticado porque pensa que é deus. Ninguem aqui pensa que é Deus.  Estamos tentando estudar a natureza. Sem o mecanismo de Higgs a gente não consegue entender da onde veio a massa e como surgiram os planetas".
Os cientistas ainda deverão fazer muitos testes para confirmar se a partícula é o Bóson de Higgs. Se for, será uma grande descoberta da física contemporânea.
Um feito como este é tão raro na fisica de partículas que a chance de encontrar uma outra explicacao para o boson de Higgs é de uma em mais de 3 milhoes.A descoberta não é o fim de um estudo. É o começo de muitos outros.
Reportagem exibida em 5/8/2012
Equipe :
Editora-chefe:Vera Diegoli. Reportagem: Laís Duarte. Pauta:Teresa Cristina de Barros. Edição de Texto:Mariene Pádua.
Repórter ECO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Alfabeto Binário A -a

Código de Sangue e Armas para GTA San Andreas - Códigos GTA - Todos os Código

Número da ANATEL, Telefone da ANATEL (0800) - Entre em contato com a ANATEL