Teresópolis: Mutirão de limpeza abre a Semana de Meio Ambiente

Foram retirados caminhões de lixo no entorno do Parque Natural na Posse. Trabalho foi feito por moradores e teve apoio do Viva Rio Socioambiental.

Mutirão de limpeza em Teresópolis foi feita por moradores (Foto: Divulgação/Viva Rio Socioambiental)
Uma ação de limpeza neste domingo (31), que resultou na retirada de dois caminhões de coleta e uma caminhonete lotada de lixo, marcou a abertura da Semana de Meio Ambiente em Teresópolis, na Região Serrana do Rio. O mutirão de limpeza aconteceu na área vizinha ao Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis (PNMMT), na Posse. O trabalho reuniu dezenas de lideranças comunitárias, não só da Posse, mas do Caleme, Campo Grande, Cascata do Imbuí, Granja Florestal e Parque do Imbuí. Na ocasião, os moradores reivindicaram mais presença da prefeitura na coleta de lixo na região.

Foram retiradas das matas do entorno da Estrada Rincão do Vovô não só plásticos e papel, mas carcaças de televisão, bicicleta e bidê, entre outros detritos que lotaram o caminhão operado pela Associação Serrana de Catadores, contratada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Além da secretaria, a iniciativa contou com apoio de representantes do Viva Rio Socioambiental, do PNMMT e da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA). A ação simbolizou o crescente engajamento comunitário de moradores das regiões mais atingidas na cidade pelo desastre ambiental de janeiro de 2011.

A diretora da Associação de Moradores da Posse (AmaPosse), Nina Ribeiro, lembra que antes da tragédia a maioria dos moradores costumava cuidar do lixo da região, onde moram cerca de 300 pessoas. Mas depois, impactados pela tragédia, quando perderam casas e parentes, ficaram desmotivados para continuar andando mais de um quilômetro, ao longo da Estrada Rincão do Vovô, com sacos de lixo nas costas, até o primeiro ponto de coleta municipal.

Fonte: http://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/noticia/2015/06/mutirao-de-limpeza-abre-semana-de-meio-ambiente-em-teresopolis-no-rj.html, Acessado em: 01/06/2015 10:55

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Alfabeto Binário A -a

As Torres Gêmeas, ataque em 11 de Setembro de 2001, ENTENDA

Número da ANATEL, Telefone da ANATEL (0800) - Entre em contato com a ANATEL