• Astrônomos descobrem nova classe de planetas

Um novo tipo de planeta, escuro e solitário, acaba de ser descoberto por astrônomos americanos, japoneses e neozelandeses. Um estudo liderado por David Bennet, da Universidade de Notre Dame (EUA) e publicado nesta quarta-feira na revista "Nature", revela uma classe inteiramente nova de astros do tamanho de Júpiter - o maior planeta do nosso Sistema Solar, com massa 300 vezes superior à da Terra. Sua principal característica é que eles estão sozinhos no espaço, muito distantes de sua estrela (planetas sempre orbitam estrelas).
Para Bennet e seus colegas, esses planetas solitários são como párias espaciais, ejetados de sistemas solares em desenvolvimento. Para realizar o estudo, os astrônomos analisaram uma região do centro da Via Láctea, a nossa galáxia. Pelo menos 10 planetas do novo tipo foram identificados. Esse tipo de astro, por ser pequeno (para a escala do Universo), distante e não emitir luz própria, não pode ser observado diretamente. Eles são detectados por inferências matemáticas.


- Nosso estudo sugere que sistemas planetários são lugares muito instáveis, com planetas sendo expulsos devido ao choque de astros - disse Bennet.

Em duas décadas o conhecimento sobre planetas aumentou de forma impressionante. Para se ter ideia, não se conhecia nenhum planeta além daqueles que orbitam o Sol. Hoje, mais de 500 dos chamados exoplanetas (fora do nosso Sistema Solar) são conhecidos.

O Globo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Alfabeto Binário A -a

Código de Sangue e Armas para GTA San Andreas - Códigos GTA - Todos os Código

As Torres Gêmeas, ataque em 11 de Setembro de 2001, ENTENDA