Insônia pode engordar, diz pesquisa

Um noite mal dormida não causa apenas olheiras e mal humor - ela também pode engordar, de acordo com uma pesquisa reportada no American Journal of Clinical Nutrition (Jornal Americano de Nutrição Clínica, em português). Segundo os cientistas, a falta de sono pode diminuir drasticamente o metabolismo, causando a falta de energia do corpo para cumprir tarefas simples como respirar e comer.

Os resultados apontam que, além de provocar vontade de comer, a insônia diminui o processo de queima de calorias. Até o momento, a pesquisa foi feita apenas com pessoas do sexo masculino, que foram colocados em diversas situações relacionadas ao sono, durante dias.

Estudos anteriores já relacionavam a falta sono ao ganho de peso e mostravam que a insônia interferia nos hormônios que controlam níveis de estresse e fome, de acordo com o jornal Daily Mail.

Os pesquisadores descobriram que apenas noites de sono interrompidas desaceleravam mais o metabolismo no dia seguinte, reduzindo em 20% a produção de tarefas como respirar e digerir alimentos, enquanto o dia posterior de uma noite bem dormida reduzia a atividade em apenas 5%.

A pesquisa apontou, também, que o estilo de vida e dietas podem influenciar nos resultados.

O Dia Online

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Alfabeto Binário A -a

Código de Sangue e Armas para GTA San Andreas - Códigos GTA - Todos os Código

Encontrado em Madagascar um dos menores camaleões da Terra