DESTINO DO LIXO NUCLEAR "NÃO FOI RESOLVIDO, DIZEM AMBIENTALISTAS"


Repostando:

Até hoje não houve a escolha de um local que sirva como depósito dos rejeitos em caráter definitivo 

A destinação do lixo nuclear permanece como principal ponto de resistência para a retomada do projeto nuclear, de acordo com ambientalistas.
Atualmente, os rejeitos radioativos de baixo e médio teor, como roupas e luvas, são armazenados em tambores, guardados em depósitos anexos às usinas.
Já os rejeitos de maior radioatividade ficam armazenados em piscinas dentro das usinas.
 mesmo em países com maior tradição no setor, como os Estados Unidos, a questão ainda não foi equacionada.
Esse material permanece perigoso por milhares de anos. Nos EUA há um grande debate sobre isso. 

A energia nuclear é chamada por representantes do setor de "energia limpa" porque não emite gás carbônico, mas, na avaliação de ambientalistas , esse aspecto não minimiza os riscos envolvidos na operação.

Outras opções

Na avaliação do Ministério do Meio Ambiente, opositor no governo ao projeto nuclear, o país deveria investir mais em energia eólica.

"As usinas são alvos potenciais de ataques terroristas. Não há como garantir a segurança total e os efeitos de um acidente são grandes demais. O país deve investir em biomassa e em racionalização do consumo de energia", afirma Rebeca Lerer, coordenadora da Campanha de Clima e Energia no Brasil do Greenpeace.


Definição
O lixo nuclear é todo resíduo formado por compostos radioativos que perderam a utilidade de uso. 

Este lixo é produzido por diversas fontes, sendo as principais: 

- Usinas nucleares: após o processo de fissão nuclear, o que sobra do uso do urânio é considerado lixo nuclear. 

- Armas Nucleares: na fabricação, manutenção ou desativação deste tipo de arma, vários resíduos nucleares são gerados.

- Laboratórios de exames clínicos: alguns instrumentos de exames médicos usam produtos radioativos como, por exemplo, máquinas de raio-x. 

O lixo nuclear deve ser transportado, tratado e isolado com máximo rigor de cuidado, seguindo diversas normas de segurança internacionais, a fim de evitar qualquer tipo de acidente ou contaminação. Um dos principais problemas atuais é o destino deste tipo de lixo. 

O contato do ser humano com este tipo de lixo pode ter como conseqüência o desenvolvimento de várias doenças (câncer é a principal) e até a morte imediata. 

Curiosidades: 

- O lixo nuclear pode levar de 50 a 100 anos para perder toda sua radiação. 

- No Brasil, ocorre a produção de lixo nuclear nas Usinas Atômicas de Angra I e Angra II, situadas em Angra dos Reis (RJ).


       Lixo radioativo: Brasil não tem depósitos adequados


De acordo com IBGE, hospitais e indústrias produziram 13,7 mil metros cúbicos de lixo radiotivo armazenado

O Brasil não tem depósitos adequados para armazenar o lixo radioativo. O dado foi revelado pela pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), intitulada "Indicadores de Desenvolvimento Sustentável", divulgada essa semana. 

O relatório indica que o lixo radioativo produzido por indústrias e hospitais, que representam 13,7 mil metros cúbicos, e pelas usinas Angra 1 e Angra 2, 2,08 mil metros cúbicos, ficam temporariamente armazenados em centros vinculados à Comissão Nacional de Energia Pública (Cnem). 

O estudo aponta que os depósitos localizados em São Paulo, que armazenam 36% do lixo radioativo; no Rio de Janeiro, com 19%, e na Bahia, com 18%, são considerados seguros. No entanto, a pesquisa destaca que não adianta armazenar o lixo radioativo em local seguro e que ele deveria ir direto para onde ficaria definitivamente armazenado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Alfabeto Binário A -a

Código de Sangue e Armas para GTA San Andreas - Códigos GTA - Todos os Código

As Torres Gêmeas, ataque em 11 de Setembro de 2001, ENTENDA