8 temas que podem cair na redação do Enem

A dissertação do Enem exige que o estudante tenha posicionamento crítico sobre o tema abordado e que encaminhe essa opinião de maneira consistente, respeitando os direitos humanos e individuais.  Por isso, você deve estar preparado e muito bem informado para não pecar no exame.
Homofobia e direitos dos homosexuais
A decisão do Supremo Tribunal Federal de ampliar os direitos dos homessexuais pode aparecer na prova junto de outros temas referentes a essa questão, como crimes e agressões por conta da homofibia. Portanto, atualize-se sobre o tema, que tem grandes chances de aparecer na redação.
Criminalidade e agressão dos jovens
A tragédia de Realengo levantou a dicussão sobre a criminalidade e a agressão praticada por jovens no país. É importante estar por dentro do assunto e até estar informado sobre alguma pesquisa que possa ajudar a escrever sobre o seu ponto de vista na prova.
Marchas
A proibição da Marcha da Maconha, teve um ato de repressão policial que repercutiu no Brasil inteiro. O “Churrasco de Gente Diferenciada”, que foi organizado pelo Facebook, também reuniu muitas pessoas para protestar contra a mudança do local de Metrô, em São Paulo. É possível que o exame coloque as marchas e manifestações públicas em pauta na proposta da redação.
Questões comportamentais

Preconceito e direito das minorias podem cair no exame. Portanto, é importante dissertar sobre a questão com uma linguagem objetiva que mostre que tem muito a contribuir com o debate social.
Código Florestal
As mudanças do código florestal estão em pleno debate, portanto é importante se informar  sobre o que está sendo proposto para ser alterado e o que isso implicará para o meio ambiente.
Redes sociais
É importante estar por dentro do impacto das mídias sociais na sociedade. Até mesmo do levante da democracia nos países árabes que foi estimulada, sobretudo pelas mídias sociais, mesmo que o Enem não costume trabalhar com temas internacionais.
Intervenção do Estado em hábitos culturais
O caso da proibição do véu na França põe em debate se o Estado tem o direito de intervir nos hábitos culturais da população.
Intervenção internacional
A intervenção para preservar os direitos da população, como ocorreu na Líbia, pode render uma boa discussão na redação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Alfabeto Binário A -a

Número da ANATEL, Telefone da ANATEL (0800) - Entre em contato com a ANATEL

Fobia Social - O que é uma fobia social?

Caso de Joana Marcenal: Falso médico atende menina e Pai da menina Joanna diz estar abalado com a morte da filha