EUA lembram os dez anos dos atentados do 11 de Setembro

Homenagens ocorreram nos três lugares que foram alvo do pior ataque terrorista da história

Os cerca de três mil mortos nos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 receberam homenagens ontem nos EUA para marcar os 10 anos da tragédia. As cerimônias ocorreram no chamado marco zero, em Nova York, onde ficavam as Torres Gêmeas, derrubadas por dois aviões; ao lado do prédio do Pentágono, em Washington, e na cidade de Shanksville, na Pensilvânia, onde caiu um das aeronaves que seria derrubada pelos terroristas.

O presidente Barack Obama acompanhou as cerimônias ao lado da primeira-dama, Michelle, do ex-presidente George W. Bush, que governava o país na época dos atentados, e da ex-primeira-dama Laura Bush.

A segurança foi reforçada em todo o país, depois que o governo disse ter informações sobre novos atentados, mas o dia foi tranquilo. Assim como nos anos anteriores, parentes se revezaram na leitura dos nomes de todos os mortos nos ataques.

Mundo afora

As homenagens se multiplicaram em vários países. Em Paris, houve a inauguração de uma réplica das Torres Gêmeas. Na Itália, passageiros e funcionários do aeroporto de Roma, fizeram um minuto de silêncio no momento em que, dez anos atrás, um avião atingia a primeira torre. Em Ancona, o papa Bento 16 rezou uma missa ao ar livre e pediu que os políticos "resistissem à tentação do ódio".

Londres foi palco de uma missa na igreja St. Paul para lembrar as vítimas. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, destacou que o terrorismo ainda representa uma ameaça contra a qual o mundo deve se unir. No Afeganistão, foi realizada uma cerimônia na Embaixada dos EUA em Cabul.

Já o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, afirmou que os atentados foram "orquestrados" para servir de "pretexto" à invasão do Iraque e do Afeganistão pelas potências ocidentais. "O 11 de Setembro foi uma farsa", disse.

Foi a primeira vez que as homenagens ocorreram depois que os EUA anunciaram a morte do terrorista Osama Bin Laden, apontado como responsável pelos ataques.

Dilma envia carta; Patriota critica guerras

Obama: 'Deus é nosso refúgio e nossa força'

O presidente Barack Obama deixou de lado a política ao prestar sua homenagem no marco zero, na cerimônia em que anualmente os familiares das vítimas leem seus nomes. Atrás de um vidro a prova de balas, ele leu o Salmo 46 da Bíblia, que fala sobre Deus representar força e refúgio durante momentos difíceis.

"Por isso não temeremos, mesmo que a terra seja removida, e mesmo que as montanhas sejam carregadas para o meio do mar", leu Obama, que depois seguiu com sua mulher Michelle para Pensilvânia - onde caiu o voo United 93 - e para o Pentágono, que também foi atingido.

"Nós cometemos erros. Algumas coisas não aconteceram tão rapidamente quanto precisavam. Mas, no geral, nós assumimos a luta contra a Al-Qaeda, nós preservamos nossos valores e nosso caráter", afirmou Obama em uma entrevista à rede de TV NBC.

Discurso de Bush

O ex-presidente George W. Bush também compareceu à homenagem em Nova York, acompanhado da mulher Laura. Bush leu uma carta escrita por Abraham Lincoln (presidente entre 1861 e 1865) para uma viúva que perdera seus cinco filhos na Guerra Civil do país. Lincoln oferece como consolo o agradecimento da República que eles haviam salvado com suas mortes.

Menina chora sobre placa onde estão gravados os nomes dos cerca de três mil mortos: tristeza e reverência marcaram as cerimônias

Fonte: Destak JOrnal 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Portal Canaã é o site de notícias mais acessado no sudeste do Pará

Alfabeto Binário A -a