Provinha Brasil de Matemática será aplicada dia 21 ‎

Estudantes do 2º ano do ensino fundamental, inseridos em 44 escolas da rede municipal de ensino de Aracaju, serão avaliados na próxima quarta-feira, 21, após a resolução da ‘Provinha Brasil de Matemática'. O exame, que analisará os conhecimentos matemáticos dos alunos, terá como foco a resolução de problemas e situações desafiadoras, nas quais eles deverão construir estratégias de resolução.

De acordo com a diretora de Ensino da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Maria Antônia de Arimatéia Freitas, a aplicação do exame possibilita diagnosticar o nível de alfabetização matemática dentro das unidades de ensino na rede municipal. "É importante avaliar os conteúdos aritméticos básicos dominados pelos alunos, pois eles auxiliam no entendimento e no desenvolvimento de outras áreas do conhecimento", afirmou a diretora.


Considerada uma nova etapa da Provinha Brasil, o exame específico para o conteúdo de matemática será aplicado pela primeira vez este ano. Nos anos seguintes, sua aplicação segue o mesmo cronograma da tradicional prova de leitura, sendo aplicada no início e no fim do ano letivo.


Aproximadamente, 2.750 alunos deverão resolver a Provinha Brasil de Matemática, que possibilitará aos mesmos a leitura e a interpretação de dados em gráficos, tabelas e textos, a resolução de problemas por meio de adição, subtração, multiplicação e divisão. Além disso, a identificação, comparação e a relação entre grandezas numéricas.


Provinha Brasil

Criada pelo Instituto Nacional de Pesquisas e Estatísticas Anísio Teixeira (Inep), a Provinha Brasil possibilita uma análise comparativa da aprendizagem dos alunos, servindo como instrumento de gestão na busca pela melhoria da qualidade do ensino. No começo do ano, o exame é aplicado para identificar possíveis problemas no letramento das crianças. Ao final, ele serve para avaliar o desenvolvimento dos alunos no período de um ano.

Infonet.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Alfabeto Binário A -a

Número da ANATEL, Telefone da ANATEL (0800) - Entre em contato com a ANATEL

Fobia Social - O que é uma fobia social?

Caso de Joana Marcenal: Falso médico atende menina e Pai da menina Joanna diz estar abalado com a morte da filha