Buenos Aires acolhe encontro mundial de biotecnologia

Buenos Aires, 28 set (Prensa Latina) Especialistas de meia centena de países iniciaram hoje aqui o Encontro Mundial de Infraestrutura de Informação em Biodiversidade (GBIF, por sua sigla em inglês), uma rede de intercâmbio sustentada no uso da informática.

  O encontro -detalhou seu diretor, Edgardo Romero- se estenderá até o próximo dia 7 de outubro e inclui um programa de capacitação técnica; um fórum sobre aspectos políticos da temática e um simpósio científico.

Cerca de 70 especialistas em biotecnologia nacionais e estrangeiros participarão das deliberações do GBIF, cujo propósito fundamental será fortalecer uma rede de registros de plantas e animais, à qual é possível acessar, via Internet, de maneira livre e gratuita, pontualizou Romero.

Segundo revelou o especialista, a nível mundial, estão digitalizados 380 milhões de registros de espécimes -variedades dentro de uma mesma espécie-, dos quais cerca de 400 mil correspondem a descrições de plantas e animais argentinos.

Esta rede, constituída em 2001 por 53 países e 43 organizações não governamentais, facilita o acesso à informação sobre a biodiversidade mundial, em apoio à investigação científica e o fomento da conservação biológica, destacou.

O GBIF, afirmou Romero em declarações à agência de notícias Télam, promove a vinculação de dados moleculares, de espécies e ecossistemas, bibliotecas digitais, de imagens e outros recursos multimídia para seu uso na tomada de decisões sobre conservação e planejamento ambiental.

Fonte: prensa-latina.cu

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Alfabeto Binário A -a

Número da ANATEL, Telefone da ANATEL (0800) - Entre em contato com a ANATEL

Fobia Social - O que é uma fobia social?

Caso de Joana Marcenal: Falso médico atende menina e Pai da menina Joanna diz estar abalado com a morte da filha