Sedam discute mudanças climáticas em Fórum na Capital

O governo de Rondônia, por intermédio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), em parceria com a Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, realiza o Fórum de Mudanças Climáticas, Biodiversidade e Serviços Ambientais de Rondônia, na próxima terça-feira (27), no auditório do Sebrae, em Porto Velho.
O evento visa constituir um espaço democrático de discussão acerca do tema sobre mudanças climáticas, energia, biodiversidade, floresta e serviços, onde poderão compor diversas organizações da sociedade civil e órgãos governamentais a fim de conscientizar e mobilizar a sociedade rondoniense para a discussão e a tomada de posição sobre o fenômeno das mudanças climáticas globais.

Na programação do Fórum está a apreciação da minuta da Lei de Mudanças Climáticas, Conservação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável de Rondônia; a assinatura do decreto que institui o Fórum de Mudanças Climáticas, Biodiversidade, Serviços Ambientais, que tem como objetivo mobilizar e conscientizar a sociedade sobre mudanças climáticas globais com a finalidade de subsidiar a elaboração e implementação de políticas públicas relacionadas ao tema, em articulação com o Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, Fóruns Estaduais constituídos e com a Comissão Interministerial de Mudanças Climáticas, além de demais iniciativas públicas e privadas.

Também será colocado em discussão o conhecimento existente a respeito de impactos causados pela mudança global do clima sobre biomas brasileiros, em especial os amazônicos, identificando lacunas existentes com o objetivo de obter um conjunto de informações técnico-científicas para subsidiar tomadas de decisões necessárias para priorizar o desenvolvimento e o aprofundamento de estudos de impactos em áreas e setores mais vulneráveis.
Estão previstas, ainda, palestra do secretário estadual de meio ambiente do Estado do Acre, Carlos Edgar de Deus, abordando a temática, e a palestra Mudanças Climáticas em Rondônia do meteorologista Marcelo Gama, técnico da Sedam. Outra pauta do Fórum que merece destaque é a composição de três câmaras temáticas: Clima, Florestas e Energia.
A primeira vai tratar sobre estruturação e dinâmica de trabalho da Sedam referente às mudanças climáticas e gestão de riscos ambientais, como também diretrizes à elaboração do mapa de vulnerabilidade do Estado de Rondônia. A segunda câmara vai traçar estratégias de prevenção e combate ao desmatamento; política estadual de serviços ambientais e REDD, dentre outros assuntos correlatos. A terceira câmara tratará do balanço e matriz energética de Rondônia; potencialidades energéticas e política energética.
A secretária da Sedam, Nanci Maria Rodrigues da Silva, disse que esse é o momento de unir forças no sentido de mobilizar e conscientizar todos os segmentos sociais na busca de um engajamento coletivo para o desenvolvimento de atitudes positivas e políticas públicas de mitigação das mudanças climáticas.
“Temos grandes desafios como o controle do desmatamento, a redução dos índices de queimadas, a definição de planos setoriais e o mercado de carbono. Para isso precisamos de mecanismos mais eficientes e de ampliar os espaços de participação para avançarmos na agenda das mudanças climáticas e pensarmos no modelo de desenvolvimento que queremos”, enfatizou Nanci Rodrigues.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Alfabeto Binário A -a

Número da ANATEL, Telefone da ANATEL (0800) - Entre em contato com a ANATEL

Fobia Social - O que é uma fobia social?

Caso de Joana Marcenal: Falso médico atende menina e Pai da menina Joanna diz estar abalado com a morte da filha