Designer: 5 Dicas para criar uma boa logo
Em umas pesquisas recentes a procura de uma objetivo, o qual sempre tive uma pulga atrás da orelha, como crirar uma LOGO perfeita, então encontrei uma postagem de um Designer Gráfico Inglês no qual ele dá uma bela explicação como se fazer isso.
Gostei bastante das dicas e resolvi como sempre compartilhar.
Os princípio seguidos por ele são:
Um logo simples é facilmente reconhecível, e a simplicidade faz com que ele seja versátil e memorável. Um bom logo possui algo único.
Logos com muitos detalhes tendem a ser esquecidos facilmente. Pense no seu logo como se fosse um mapa: é difícil memorizar o mapa de uma cidade inteira, mas memorizar as ruas em volta de um ponto específico é mais fácil.
Um logo simples também é reconhecido quando você está dirigindo e vê um outdoor rapidamente, quando está andando pelo supermercado e vê o produto na prateleira entre centenas de outros competidores, quando um carro ou caminhão com o logo passa rapidamente por você, etc.
Além disto tudo, o logo simpes ainda tem a vantagem de ser mais fácil de memorizar do que um número de telefone ou endereço de e-mail.
- Simplicidade
- Memorável
- Atemporal
- Versátil
- Adequado
1. Simples
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Logos com muitos detalhes tendem a ser esquecidos facilmente. Pense no seu logo como se fosse um mapa: é difícil memorizar o mapa de uma cidade inteira, mas memorizar as ruas em volta de um ponto específico é mais fácil.
Um logo simples também é reconhecido quando você está dirigindo e vê um outdoor rapidamente, quando está andando pelo supermercado e vê o produto na prateleira entre centenas de outros competidores, quando um carro ou caminhão com o logo passa rapidamente por você, etc.
Além disto tudo, o logo simpes ainda tem a vantagem de ser mais fácil de memorizar do que um número de telefone ou endereço de e-mail.
2. Memorável
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Um teste para saber se o seu logo é memorável, é mostrar a algum amigo. Mostre por 5 segundos. Algumas horas mais tarde, peça para o amigo descrever o logo (ou até rascunhar). Se chegar perto o suficiente, perfeito. Caso detalhes essenciais sejam esquecidos, está na hora de voltar ao início do desenvolvimento.
3. Atemporal
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Deixe que a indústria da moda se preocupe com tendências, pois elas vêm em vão. No design de logos, longevidade é a solução. Afinal de contas, você não muda o seu nome a cada 5 anos, por que uma empresa iria mudar a cara dela frequentemente?
Um bom exemplo disto é o logo da Coca Cola que, comparado com a Pepsi, mudou pouco do seu logo desde que foi criado.
4. Versátil
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Pra testar se o seu logo é versátil, basta perguntar se o seu logo pode, sem perder a legibilidade, ser:
- impresso em uma cor
- impresso em algo do tamanho de um selo postal
- impresso em um outdoor gigantesco
- impresso em cores invertidas (ex: branco em fundo preto)
Muitos designers recomendam criar um logo apenas em preto e branco primeiro. Assim, você pode se focar no conceito e na forma. Outra coisa que você deve se lembrar é que, quanto mais cores em um logo, mais caro será para a empresa imprimir ela
5. Apropriado
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Vale lembrar que o logo não precisa ter o que a empresa faz. Uma montadora de carros não precisa ter um carro no logo, vendedora de computadores não precisa ter um computador. Um logo serve apenas como identificação. Veja por exemplo os 50 logos mais populares do mundo – 94% não descrevem o que a empresa faz.
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