Encontrado em Madagascar um dos menores camaleões da Terra


Um minúsculo camelão de 29 milímetros acabou de ser encontrado em uma ilhota de calcário de Madagascar e já é considerado um dos menores camaleões do planeta. A descoberta foi feita por cientistas alemães especializados em camaleões pequenos, responsáveis por encontrar outras espécies semelhantes no passado. Segundo a Folha, eles temem que, caso haja alteração nos habitats, esses animais corram risco de extinção. Durante a expedição, os cientista também encontraram três novas espécies ao norte da ilha.
Os pesquisadores acreditam que a menor das espécies pode ser um caso de nanismo insular. Esse fenômeno se caracteriza pela diminuição do tamanho dos animais para que se adaptem a um habitat menor. A equipe de Munique disse que eles costumam ser encontrados à noite, pois vivem entre as folhas durante o dia. Ou seja: os cientistas precisaram vasculhar todo o solo da ilha, no escuro, com a ajuda de lanternas para encontrar a espécie.
Por meio de análise genética, foi comprovado que os camaleões são, na verdade, parte de quatro espécies distintas. “Isso indica que eles se separaram há milhões de anos, antes mesmo do que várias outras espécies de camaleão”, disse, à Folha, Miguel Vences, da Universidade alemã de Braunschweig, que participou do trabalho. Segundo ele, cada espécie nova está restrita a um território muito pequeno, tendo o menor deles apenas meio quilômetro quadrado.


Greenvana

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Alfabeto Binário A -a

As Torres Gêmeas, ataque em 11 de Setembro de 2001, ENTENDA

Número da ANATEL, Telefone da ANATEL (0800) - Entre em contato com a ANATEL