Combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes no turismo é tema de fórum


A Exploração Sexual, principalmente de Crianças e Adolescentes e Capacitação de Multiplicadores de Combate a Exploração Sexual e Pedofilia será o tema do fórum promovido pela ONG MT contra a pedofilia presidida pelo vereador várzeagrandense Toninho do Gloria em parceria com o Portal Todos Contra a Pedofilia MT, dia 12/04/2011.


O fórum envolve  a baixada cuiabana e têm o objetivo de formar profissionais do setor sobre a prevenção e o enfrentamento da exploração sexual contra crianças e adolescentes. A capacitação acontecera no município de Várzea Grande.


“Estamos falando de cultura. Tem gente que acha que a exploração sexual é uma prática comum e que não se pode fazer nada contra isso. É o taxista que leva o cliente junto com a criança, é o recepcionista que registra nos hotéis... É uma rede que ocasiona vítimas. E esse enfrentamento pode ser bem simples, a partir de uma denúncia”, explica o coordenador do fórum Toninho do Gloria.


O diretor do portal Todos Contra a Pedofilia MT, João Batista de Oliveira, informou ainda que o fórum ira definir um documento que até maio deverá estar à disposição de toda a sociedade. "Até maio de 2011, deverá sair o relatório final da pesquisa e este relatório estará disponível a toda a sociedade. Esse relatório reunirá os principais dados não só de combate, mas também de prevenção e cabe, depois aos órgãos governamentais, se utilizarem destes dados a fim de fomentarem as políticas públicas de conscientização e combate", disse.


Além da análise da situação e troca de experiências, os participantes do fórum vão ter um espaço para expor sugestões que permitem o enfrentamento a exploração sexual de crianças e adolescentes. O evento vai contar com a apresentação do "Projeto MT de Mãos Dadas Contra a Pedofilia", que fez um mapeamento das dinâmicas de exploração sexual de crianças e adolescentes do Estado.


"Receber um evento deste porte é muito enriquecedor, pois sabemos que não somente nossa cidade, mas toda a área que envolve o turismo e o Pantanal possuem esse combate contra a exploração das crianças e adolescentes. As autoridades locais sabem dessa situação, que muitas pessoas se utilizam dessa situação para a promoção da exploração. As crianças e adolescentes que moram em áreas Turística, e se encontram em situações de vulnerabilidade, facilitando assim a ação criminosa de exploração. O cenário de nossa região ganha com este colóquio mais um amparo na luta contra a exploração", frisou João Batista, diretor do Portal Todos Contra a Pedofilia MT.


Para participar como parceiro do fórum foi convidado secretário de Estado de Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, procurador de Justiça e coordenador do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), Paulo Prado, advogada Rosarinha Bastos, Coordenadora da Sala da Mulher da Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso, Janete Riva, Delegada Titular da Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Deddica),Mara Rubia Carvalho,Juiz de Direito e Diretor do Fórum de Várzea Grande,Jones Gattass Dias, Titular da 15ª Promotoria Criminal, Especializada no Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Cuiabá-MT,Promotora Lindinalva Rodrigues Dalla Costa, Promotora de Justiça Sasenazy Soares Rocha Daufenbach, Delegadas de Polícia Daniela Maidel e Juliana Palhares, Primeira-dama e Secretária de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Roseli Barbosa,Secretario de Desenvolvimento Humano e Assistência Social de Cuiabá,Mário Lúcio,professor Silvio Fidelis,Prefeito de Cuiabá,Chico Galindo,Prefeito de Várzea Grande,João Madureira,Presidente da Câmara Municipal de Cuiabá,Júlio Pinheiro,Presidente da Câmara Municipal de Várzea Grande,Maninho de Barros.

Fonte:
www.expressomt.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Alfabeto Binário A -a

Número da ANATEL, Telefone da ANATEL (0800) - Entre em contato com a ANATEL

Fobia Social - O que é uma fobia social?

Caso de Joana Marcenal: Falso médico atende menina e Pai da menina Joanna diz estar abalado com a morte da filha