Comissão Brandão comemora 25 anos de luta pelo Carajás


Correio do Tocantins:

A diretoria da Comissão Brandão Pró-Estado de Carajás esteve no CORREIO DO TOCANTINS,  a fim de convidar o jornal e a sociedade como um todo a participarem da comemoração dos 25 anos do movimento. Na ocasião, os principais colaboradores dessa luta serão homenageados e receberão troféus. Além disso, haverá palestras com personalidades como o atual governador do Estado do Tocantins, Siqueira Campos, cuja presença já está confirmada. Ele foi o principal líder da emancipação do estado de que é gestor pelo terceiro mandado, por isso tem propriedade para falar sobre o assunto.
A Comissão Brandão foi criada no dia 30 de março de 1986, o que, para José Soares, presidente da Comissão Brandão Regional e um dos mais antigos líderes do movimento, foi um grande trabalho iniciado pelo professor José da Silva Brandão, que deu nome à Comissão.
“Estamos comemorando os 25 anos com esse evento organizado pela Comissão Municipal Brandão de Parauapebas, que tem na presidência Márcio Dalferth”, explicou Soares, acrescentando que a organização conta com a parceria da Rádio Arara Azul, de Raimundo Cabeludo, diretor-geral da Fundação Educacional e Cultural Nativa, além dos demais membros da comissão no município.
“Além de comemorar a data, na solenidade, iremos homenagear com certificados e troféus os colaboradores, patronos, arquitetos do Estado de Carajás, personalidades políticas que colaboram com o movimento”, adiantou Soares. Ele ressaltou ainda que alguns órgãos da Imprensa também estarão entre os homenageados, visto que estes têm colaborado com as ações da Comissão.
ExpectativaDe acordo com Márcio Dalferth, é grande a expectativa acerca do evento de comemoração dos 25 anos da Comissão Brandão. De um modo especial pela participação de Siqueira Campos, "um grande líder do Estado do Tocantins". “Siqueira, há muito tempo se dispôs a vir participar do movimento. E essa é uma ótima oportunidade”, salientou, apontando que o governador do Tocantins prometeu apoio total à Comissão Pró-Carajás.
 
Dalferth lembrou, nas palavras de Siqueira Campos, a importância social e econômica do Estado, tanto para Goiás quanto para o próprio Tocantins.
Ele disse, ainda, que participarão do encontro todos os senadores do Tocantins, vários deputados federais e estaduais e prefeitos. “A perspectiva é de que toda a região esteja presente. Por esse motivo, será realizado no Ginásio Poliesportivo de Parauapebas”, explicou, acrescentando que, num futuro próximo, haverá programação também em Marabá, Tucuruí e Redenção.
Projeto CarajásQuestionado pelo CT a respeito da atual situação do projeto de emancipação da região Sul do Pará, José Soares disse que o Projeto Legislativo 052/2007, de autoria do então senador Leomar Quitanilha, que prevê a realização de plebiscito, aprovado pelo Senado no dia 1° de dezembro de 2009, foi para Câmara, a fim de ser apreciado com o Projeto do Decreto Legislativo 2.300, que também determina a realização de consulta popular. “Na Câmara ele passou por todas as comissões, foi colocado em pauta por acordo de lideranças e aprovado por 251 votos a favor, tendo 53 contra e 3 abstenções”, detalhou Soares.
Ainda de acordo com ele, já em abril de 2010, após a aprovação, o projeto foi votado na Comissão de Finanças e aprovado por 19 votos a dois. “Então, a dotação orçamentária para a realização de plebiscito propondo a criação para o Estado de Carajás já está aprovada”, afirma, apontando que o que falta é a votação de segundo turno na Câmara Federal.
“Acredito que entre os meses de junho e julho conseguimos essa aprovação”, prevê, otimista, frisando que o grande sentido do empenho da Comissão Brandão, em articular o movimento é preparar para que a Câmara Federal vote a favor. Já que, em caso de aprovação, o próximo passo é a realização do plebiscito em até seis meses. O que é de responsabilidade do Tribunal Regional Eleitoral.
ChamamentoJosé Soares faz um chamamento a que toda a sociedade, mais que ser a favor apóie o movimento, tendo em vista que a Comissão está aberta a todos. “Ser a favor não basta. É preciso que se faça alguma coisa”, conclama.
O repórter questionou Soares também a propósito de que área será englobada do poder de votação. O presidente da Comissão respondeu que, segundo as determinações da Constituição Federal, a realização do plebiscito será na região diretamente interessada, citando o Artigo 18, parágrafo III da CF. “Assim, o povo vai decidir se quer ou não a formação do Estado de Carajás”, ressaltou, explicando que “em Belém, por exemplo, as pessoas não votarão, porque, quem vai ser ou deixar de ser, é a região destacada para Carajás. Portanto, só as pessoas dessas localidades terão direito a voto”, opina. 

(Carmem Sevilla e Mascarenhas Carvalho)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Alfabeto Binário A -a

Número da ANATEL, Telefone da ANATEL (0800) - Entre em contato com a ANATEL

Caso de Joana Marcenal: Falso médico atende menina e Pai da menina Joanna diz estar abalado com a morte da filha

Como evitar que a poluição do ar afete a saúde? Dicas para se prevenir da poluição do AR