A Bahia lidera Ranking de pobreza no Brasil

Por Maik Oliveira

Segundo documento liberado hoje pelo IBGE relativo ao Senso 2010, a Bahia é o Estado brasileiro com o maior número de pessoas abaixo da linha da pobreza, são 2,4 milhões de pessoas, é sem dúvida a maior concentração de pessoas nessa condição em todo território nacional. Depois da Bahia surgem outros dois Estados nordestinos, o Maranhão com 1,7 milhões de pessoas e o Ceará em terceiro lugar com 1,5 milhão.

A situação do governo J.Wagner, das gestões "agora tem, tem, tem" se agrava a cada dia, não bastasse esse escandaloso número de pessoas em situação de miséria, ainda temos o sucateamento das instituições de ensino, que ainda não foi para o brejo graças ao compromisso dos profissionais da área, que atuam para salvar a educação bahiana, especialmennte as Instituições de Ensino Superior (IES). 

É obvio que esses números do IBGE não são reflexos apenas do governo petista, é fruto de um longo descaso político, que se arrasta por décadas, mas não podemos deixar de levar em conta que esse é o terceiro mandato do PT no Estado, vale lembrar que já vivemos no passado uma experiência dessa com Waldir Pires e que não foi nada agradável.
Soma-se a isso a situação dos transportes controlados pelo governo como o Ferry Boat, que se encontra em situação deplorável e sem nenhuma atenção, acidentes vem acontecendo com certa frequência, de vez em quando os navios ficam à deriva no mar e é um Deus nos acuda, e olha que um desses navios leva o nome de Ivete Sangalo, tadinha.
O forasteiro governador da Bahia, (ele é carioca) que ganhou a eleição por conta da popularidade de Lula, está se mostrando um verdadeiro aventureiro, especialista em arrumar desculpas esfarrapadas para justificar suas ações indecorosas à frente do governo.
As universidades estaduais estão paradas a quase um mês e numa assembléia hoje, decidiram que vão continuar com a greve, apesar do governo arbitrariamente se negar a pagar os salários dos professores, mesmo sendo esta uma greve legítima e de direito assegurado na Constituição Federal, inclusive mantendo 30% de funcionamento nos estabelecimentos de ensino como requer a lei. Um professor da UESC informou que a classe teve que entrar com um mandado de segurança para não ficar sem os salários.
Não há novos empreendimentos via poder público no Estado, são as poucas iniciativas privadas com alguns mercadinhos e lojas que ainda apostam em se dar bem por aqui, enquanto isso o governo joga todas as suas fichas em empreendimentos polêmicos como é o caso do Intermodal de Ilhéus, que é iniciativa federal/privada diga-se de passagem. Mas uma coisa é clara, milhares e milhares de reais são gastos em publicidade na TV, rádio, internet e jornais impressos com o já famoso e desprezível refrão: "agora tem, tem , tem".
Se teve algo que o governo Wagner trouxe do PT para a Bahia foi sua enorme capacidade de midiar os quase nada que faz, é como aquela história da pata e da galinha, a pata quando bota um ovo é preciso procurar minuciosamente o lugar onde ele está, pois esse animal, apesar de botar um ovo duas vezes maior que o da galinha, fica em silêncio, não faz estardalhaços, mas a galinha quando bota um ovo, por menor que seja, todos sabem onde está e a hora que ela botou, pois faz um escândalo sem precedentes, assim é o governo de Wagner, muita promessa, poucas realizações e muita truculência. É a era Malvadeza II no nosso Estado.

No balanço do governo na Bahia, entre outras coisas estão o maior número de pobres no país, o mais violento da nação, pasmem, Pernambuco que sempre liderou esse quisito ficou para trás, agora é a nossa Bahia, o número de mortes violentas no estado subiu mais de 400% nos últimos dez anos segundo pesquisas recentes. Um dos piores salários de professores universitários do Brasil, fazendo com que bons professores saiam para outras universidades em outros Estados. A sensação é de que estamos indo quase irremediavelmente para o buraco!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Portal Canaã é o site de notícias mais acessado no sudeste do Pará

Alfabeto Binário A -a