ONU aponta alto consumo de remédios no Bras

Um dos mais usados é o analgésico, que pode causar dependência

O Relatório Mundial sobre Drogas da ONU, divulgado nesta quinta-feira (23), aponta um alto consumo de medicamentos no Brasil, com destaque para os analgésicos, que podem causar dependência. O documento do Unodc (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, na sigla em inglês) mostra que o país está ao lado de Costa Rica e Chile como os que mais usam essas substâncias na América Latina e Caribe.
O levantamento da ONU diz que “o fármaco de prescrição mais comum na região parece ser o opióide de prescrição (analgésico). Foi verificada uma alta prevalência do uso não-médico [desse fármaco] na Costa Rica, Brasil e Chile”.
Os medicamentos feitos à base de ópio são usados em tratamentos para aliviar a dor. Seu uso abusivo, no entanto, pode levar à dependência química.
Além disso, Brasil, Argentina e Chile apresentaram em 2009 um alto consumo de ATS, que são um grupo de substâncias sintéticas derivadas da anfetamina. Esses produtos são legalmente prescritos como anoréxicos e para o tratamento de Transtorno de Déficit de Atenção.

O relatório diz que drogas prescritas substituem outras drogas ilícitas por serem consideradas menos nocivas, já que são indicadas por médicos, por serem mais baratas que drogas proibidas e por serem mais aceitas socialmente, segundo a BBC.
Outro fator para a crescente popularidade dessas drogas, diz a Unodc, é que pacientes as compartilham ou as vendem para parentes e amigos. O órgão diz que seu uso é especialmente comum entre jovens adultos, mulheres, idosos e profissionais da saúde.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Alfabeto Binário A -a

Número da ANATEL, Telefone da ANATEL (0800) - Entre em contato com a ANATEL

Fobia Social - O que é uma fobia social?

Caso de Joana Marcenal: Falso médico atende menina e Pai da menina Joanna diz estar abalado com a morte da filha