Brasil alfabetizado forma 710 Jovens e Adulto

A Prefeitura de Marabá, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou na última quinta-feira, dia 17, a formatura de 710 jovens e adultos que cursaram o programa Brasil Alfabetizado, fruto de parceria entre os governos federal e municipal para alfabetizar alunos entre 15 a 100 anos de idade, que não tiveram acesso à escola quando criança.

A cerimônia de formatura aconteceu no Ginásio Manoel Paulino Alves (Dequinha), localizado na Avenida Gaviões, no bairro Laranjeiras, com a participação do secretário municipal de Educação, Ney Calandrini de Azevedo, e do diretor de Ensino Urbano, Orlando Morais.

Ney explicou que o atendimento dos alunos nas escolas públicas, através do Brasil Alfabetizado, é de 92% com estrutura adequada e 8% funcionam em associações, igrejas, centros comunitários e acampamento do MST.
Em 2010/2011, o município de Marabá recebeu 978 alunos matriculados, totalizando 46 turmas, sendo 25 na zona urbana e 21 na zona rural. 

O programa Brasil Alfabetizado, segundo Ney, é desenvolvido em dez meses, com dois apenas para divulgação e mobilização e oito meses de aulas.

Dos 710 alunos concluintes, 290 são da zona urbana e 420 da área rural.
Segundo Ananias Viana Lima, coordenador do Brasil Alfabetizado em Marabá, foram matriculados 978 estudantes, mas lamentavelmente mais de 200 acabaram desistindo de serem alfabetizados por algum motivo.

Todavia, terão uma nova chance, uma vez que em setembro deste ano a Prefeitura de Marabá vai abrir novas turmas através do Brasil Alfabetizado.

Entre os alunos formandos, estavam presentes Alcebíades Almeida, de 70 anos de idade, e Eletícia Maria dos Passos, de 82 anos.

Os dois disseram que não tiveram oportunidade de estudar enquanto jovem e agora não poderiam perder essa chance. “Moro na zona rural, lá tudo é difícil, mas não deixei de frequentar as aulas. Agora posso dizer que sou um cidadão de verdade, sei ler e escrever”, comemora Alcebíades.
 
Folha do Pará

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Alfabeto Binário A -a

As Torres Gêmeas, ataque em 11 de Setembro de 2001, ENTENDA

Número da ANATEL, Telefone da ANATEL (0800) - Entre em contato com a ANATEL