Nasa divulga imagem mais precisa já feita da Lua até hoje

A Nasa apresentou esta semana a imagem mais completa que se tem até agora da Lua, graças aos dados transmitidos pela sonda Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO, na sigla em inglês). A LRO mudou para sempre a visão que temos da Lua, já que com os 192 terabytes de dados, imagens e mapas, recolhidos pelos seus sete instrumentos, conseguiu configurar a imagem mais precisa do satélite natural da Terra.
- Trata-se de um grande feito - disse Douglas Cooke, diretor adjunto do Diretório de Missões de Sistemas de Exploração (ESMD) da Nasa, numa coletiva de imprensa, em Washington.
Foram reveladas imagens detalhadas de quase 5,7 milhões de quilômetros quadrados da superfície da Lua durante a fase de exploração. Apesar de as missões anteriores também terem feito imagens do satélite, a nitidez das imagens transmitidas pela sonda permitem distinguir detalhes nunca antes vistos.
A título de curiosidade, a Nasa disse que essa quantidade de informação equivale a cerca de 41 mil DVDs que as pessoas costumam usar para armazenar dados. A sonda foi lançada ao espaço em junho de 2009 e, desde que começou a enviar as primeiras imagens, permitiu aos homens conhecer melhor a Lua e desenhar um mapa completo de suas crateras.
- E isso foi só o começo - garantiu Cooke.
O principal objetivo da missão era buscar possíveis locais de aterrissagem para as naves tripuladas que poderiam viajar para o satélite no futuro e permitir uma exploração da Lua "segura" e "eficiente", mas essa missão "mudou nossa compreensão científica da Lua", de acordo com Michael Wargo, cientista-chefe de pesquisa da Lua no ESMD.
Foram realizadas mais de quatro bilhões de medições, cem vezes mais que todos os dados enviados até agora por todos os artefatos usados para analisar a Lua e que "abrem um mundo de possibilidades para o futuro da exploração e para a ciência".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Alfabeto Binário A -a

As Torres Gêmeas, ataque em 11 de Setembro de 2001, ENTENDA

Número da ANATEL, Telefone da ANATEL (0800) - Entre em contato com a ANATEL