Ditadura Cromwell - O Protectorado

Na história da Inglaterra, Escócia e Irlanda, dá-se o nome de O Protectorado, Ditadura Cromwell ou República Puritana à Commonwealth da Inglaterra, Escócia e Irlanda sob o governo de um Lord Protector, no período 1653-1659.

Introdução:
Antes da criação do Protectorado, a Inglaterra (e posteriormente a Escócia e a Irlanda) tinha sido governada directamente pelo Parlamento desde a instauração da Commonwealth da Inglaterra em 1649. Em Abril de 1653, o Parlamento Rump foi dissolvido com recurso à força pelo exército de Oliver Cromwell, impulsionado pela percepção da ineficácia do seu império e falta de soluções para vários problemas. Apesar da substituição deste parlamento pelo chamado Parlamento Bareborns (Julho a Dezembro de 1653), mas este também foi dissolvido por ser de difícil controlo.

Depois da dissolução, o general John Lambert apresentou uma nova constituição conhecida como Instrumento de Governo. Esta constituição nomeava Cromwell Lord Protector vitalício, sendo "a cabeça da magistratura e da administração de governo". Através deste cargo tinha o poder de convocatória e de dissolução dos parlamentos, mas a obrigação, no respeito da constituição, de procurar obter o voto da maioria do Conselho de Estado. Não obstante, o poder de Cromwell aumentou graças à sua popularidade no seio do exército pelos seus gestos durante a Guerra Civil Inglesa. Cromwell jurou como Lord Protector em 15 de Dezembro de 1653.

Etapas:
Em 3 de Setembro de 1654 foi instaurado o primeiro Parlamento do Protectorado e, depois de alguns gestos de aprovação inicial das nomeações realizadas anteriormente por Cromwell, começa a trabalhar num programa moderado de reforma constitucional. Ao opor-se a um projecto de lei elaborado pelo Parlamento, Cromwell dissolve-o em 22 de Janeiro de 1655. Depois de um levantamento dirigido por John Penruddock, lealista à coroa, Cromwell (influenciado por Lambert) divide a Inglaterra em distritos governados por militares, os quais foram designados por si próprio. Os generais não apenas supervisionam as forças das milícias e a segurança mas também recolhiam os impostos que garantiam o governo da nação.

São estabelecidos comissionados em cada condado para assegurar a paz na Commonwealth. Enquanto alguns deles eram políticos de carreira, a maioria eram puritanos radicais que receberam os generais de braços abertos e se entregaram ao novo trabalho com entusiasmo. No entanto, os generais duraram menos de um ano. Muitos viam-nos como uma ameaça devido aos seus esforços reformistas e à sua autoridade. Em 17 de Setembro de 1656 forma-se o segundo Parlamento do Protectorado, que se reúne em duas sessões. A sua posição ficou ainda mais frágil quando este segundo parlamento votou contra uma proposta de impostos feita pelo Major General John Desborough com o fim de prover a sua tarefa de recursos financeiros. Finalmente, foi no entanto a incapacidade de Cromwell de apoiar os seus homens, sacrificando-os aos seus oponentes políticos, o que iria causar a queda de todos eles. Além disso, as suas actividades entre Novembro de 1655 e Setembro de 1656 tinham reaberto as feridas da década de 1640 e ampliado as antipatias pelo regime instaurado

O segundo parlamento foi abolido em 4 de Fevereiro de 1658.

------------------------
Referência: wikipedia.org

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Alfabeto Binário A -a

Número da ANATEL, Telefone da ANATEL (0800) - Entre em contato com a ANATEL

Fobia Social - O que é uma fobia social?

Caso de Joana Marcenal: Falso médico atende menina e Pai da menina Joanna diz estar abalado com a morte da filha