Bebê nasce dentro de caminhonete em Itupiranga

Moradores da zona rural de Itupiranga padecem com o péssimo atendimento na area de saúde. Prova disso é que o único hospital da Vila Cruzeiro do Sul está fechado há quase um mês e não tem data para abrir. Quem precisa de médico tem que viajar 200 quilômetros para o centro de Itupiranga ou para Marabá (a distância é quase a mesma). Mas às vezes não dá tempo. Foi o que aconteceu semana passada, quando uma mulher deu à luz em cima de uma caminhonete.

O caso ocorreu no PA Palmeira 5, cujos moradores deveriam ser atendidos pelo hospital da Vila Cruzeiro do Sul, mas, naquele momento, o auxílio, para tentar levar a mãe ao hospital de Itupiranga, veio mesmo da caminhonete de uma liderança comunitária que participava de reunião política na localidade.

Contudo, o bebê não esperou e a mulher entrou em trabalho de parto no meio da viagem, dentro da caminhonete. Os parentes e amigos que acompanhavam o casal, em meio ao desespero, providenciaram panos e lanternas para que o trabalho de parto fosse feito no meio da estrada, altas horas da noite, sem a segurança que um hospital poderia oferecer.

Pior é que esta não foi a primeira vez que isso aconteceu. Quando o hospital da Vila Cruzeiro do Sul foi fechado, o vereador Elias Lopes, que mora naquela localidade, denunciou que outra mulher tinha entrado em trabalho de parto dentro de um táxi.

Apesar de todo desespero que precedeu o parto, os pais da criança se disseram felizes porque sua filha veio ao mundo com saúde, mesmo nascendo em condições tão adversas.

OUTRO LADO

Até o momento a única satisfação que a Prefeitura de Itupiranga deu à sociedade foi que o hospital de Vila Cruzeiro do Sul não detém toda a documentação necessária para continuar atendendo pelo SUS.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Antônio Helder Tavares, no momento em que o hospital estiver apto a se credenciar novamente a prefeitura volta a usar os serviços do hospital.

O que deixa a comunidade preocupada é que o secretário não apresentou qualquer outra proposta que não seja esta.


Dário do Pará

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Número da ANATEL, Telefone da ANATEL (0800) - Entre em contato com a ANATEL

Caso de Joana Marcenal: Falso médico atende menina e Pai da menina Joanna diz estar abalado com a morte da filha

Como evitar que a poluição do ar afete a saúde? Dicas para se prevenir da poluição do AR