Soja: Soja, na medida, é boa amiga da saúde!

Alguns alimentos podem colaborar na prevenção e no tratamento de uma série de doenças. Esse é o caso, por exemplo, da soja, que entre os vários benefícios que apresenta está o de auxiliar no controle do colesterol e, consequentemente, ajudar a prevenir doenças cardiovasculares.

Isso acontece porque o perfil de gorduras da soja é melhor do que o observado em produtos de origem animal, explica a nutricionista Renata Pinotti, professora da Universidade Metodista de São Paulo. Essa leguminosa contém quantidade menor de gordura saturada do que os alimentos de origem animal, inclusive o leite desnatado. A gordura saturada é a principal responsável pelo aumento do colesterol ruim (LDL) no sangue.

Além disso, os produtos à base de soja e a soja em grãos são importantes fontes de gorduras poliinsaturadas essenciais (ômega 3 e ômega 6). A ingestão adequada dessas gorduras na dieta previne a formação de placas de ateroma e, por consequência, arteriosclerose e problemas cardiovasculares. A soja também possui gordura monoinsaturada, outra aliada do coração.

Apesar de todos esses benefícios, Renata desaconselha riscar do cardápio os produtos de origem animal. Não se deve eliminar carne ou leite para substituí-los por soja. “O adequado é manter uma alimentação equilibrada, em que entrem todos esses itens em quantidades adequadas”, lembra a nutricionista.
Assim, quem quer reduzir a ingestão de gordura saturada pode trocar uma porção do leite de vaca pela bebida ou fórmulas em pó à base de soja, desde que suplementadas com cálcio. Mas deve-se manter em outros momentos do dia a ingestão do leite de vaca. Em relação à carne, pode-se eleger um dia da semana para substituí-la pela proteína texturizada de soja, por exemplo.

Renata ensina ainda que a soja em grão tem uma vantagem adicional para o diabético. Por ser rica em fibras, ela ajuda a retardar a absorção da glicose, reduzindo o risco de uma hiperglicemia. Nem por isso se deve exagerar na porção, lembra a especialista. Como é uma leguminosa, a soja em grão deve ser consumida na mesma quantidade diária do feijão. Grandes quantidades significam mais carboidratos, que acabam interferindo também na glicemia.


Fonte: http://www.diabetesnoscuidamos.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Alfabeto Binário A -a

Número da ANATEL, Telefone da ANATEL (0800) - Entre em contato com a ANATEL

Caso de Joana Marcenal: Falso médico atende menina e Pai da menina Joanna diz estar abalado com a morte da filha