Paraná Estado recordista de presos em delegacias


O Paraná é o Estado que tem mais presos em delegacias. Nem a soma de todos os detidos em cadeias públicas de Roraima, Distrito Federal, Tocantins, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte, Amazonas, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Maranhão, Espírito Santo e Rio de Janeiro chega aos 15.328 presos que aguardam julgamento no Paraná.

O número equivale a 44% da população carcerária do Estado. Em todo o País, são 57.195 presos em delegacias. Os dados fazem parte do relatório final do Seminário Justiça em Números, coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O relatório tomou por base as informações prestadas pelos Estados.
De acordo com o juiz Luciano Losekann, coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (DMF) do CNJ, a situação é alarmante.


PAÍS
O Brasil tem a terceira maior população carcerária do mundo. São 494.598 presos, abaixo apenas dos Estados Unidos (2.297.400 detidos) e China (1.620.000). Em cinco anos, a população carcerária ganhou mais 133.196 pessoas, ou seja, subiu 36,86%.

Errados
Para o chefe da Divisão Policial do Interior da Polícia Civil e presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Paraná (Adepol), delegado Luiz Alberto Cartaxo Moura, os números divulgados pelo CNJ não estão corretos.

Segundo o delegado, a massa carcerária nas delegacias seria de 11 mil pessoas, das quais duas mil estão na capital e nove mil no interior. “Discordo dos números apresentados pelo CNJ, ainda que reconheça que é um número alto. O grande problema é que estão delegando uma função que não pertence à Polícia Civil. Estamos aguardando algumas decisões para equacionar esta questão e diminuir o número de presos em delegacias”, comentou

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Portal Canaã é o site de notícias mais acessado no sudeste do Pará

Alfabeto Binário A -a