Economia de Canaã dos Carajás 2011

A economia de Canaã é basicamente voltada para a extração mineral, tendo a mineradora Vale, através da Mineração Serra do Sossego (subsidiária) para extração de cobre, como principal promotora do desenvolvimento econômico municipal.

A exemplo do que ocorreu com a exploração do ferro, do manganês e do ouro em Parauapebas (Serra dos Carajás), o início dos trabalhos da para a exploração do cobre do projeto Sossego em 2002, mobilizou a população de Canaã e de várias partes do território paraense e até de outros estados, em busca de trabalho. Por conta disso Canaã sofreu uma explosão populacional, saltando de pouco mais de 6.000 habitantes em 2000, para aproximadamente 25.000 habitantes em 2003.

O início da exploração comercial de Calcopirita (minério de cobre), em suas formas oxidada e sulfetada, pela Mineração Serra do Sossego, se deu em Julho de 2003. No solo do município é possível encontrar também diamantes, bauxita, níquel vermelho e ouro.
A agricultura é bastante significativa em Canaã, fato que se justifica pois a cidade surgiu de um projeto agrícola. É comum ver no núcleo urbano do município a presença de pequenas hortas destinadas tanto ao consumo local, como dos municípios vizinhos. A agropecuária e o agrobusiness, crescem de forma vertiginosa no município O rebanho local é de aproximadamente 25 mil cabeças, sendo que este vai quase todo para o corte e, em menor volume, para a produção de leite. A indústria madeireira também tinha uma parcela expressiva na contribuição para a economia local, contudo esta está em claro declínio tende a se extinguir.

O comércio de Canaã não tem grande representavidade regional, mas localmente esta é uma atividade que traz grandes benefícios ao município.

Wiki

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Alfabeto Binário A -a

As Torres Gêmeas, ataque em 11 de Setembro de 2001, ENTENDA

Número da ANATEL, Telefone da ANATEL (0800) - Entre em contato com a ANATEL