Inaugurada a primeira usina solar comercial do Brasil
Eike Batista, que de acordo com a revista Forbes, ocupa o oitavo lugar na lista dos homens mais ricos do mundo, sabe bem que as energias renováveis são o futuro da humanidade. O sinal mais evidente disso é que o grupo EBX, do qual é dono, inaugurou nesta quinta-feira, 4 de agosto, a primeira usina comercial de energia solar do Brasil, a MPX Tauá, na cidade de mesmo nome, a 344 km de Fortaleza, no sertão cearense. A região foi escolhida devido à forte incidência solar ao longo de todo o ano.
Segundo noticiado no Diário do Nordeste, a usina já está em operação e ligada ao sistema elétrico. Gerou no primeiro mês de funcionamento 63% do potencial previsto, 1 megawatt, suficiente para suprir as necessidades de 1,5 mil famílias. Em pouco tempo, o grupo espera aumentar a capacidade da usina para 5 megawatts, e já tem licença para expandir a produção para até 50 megawatts. A usina, de 12 mil metros quadrados, está equipada com 4.680 painéis fotovoltaicos produzidos pela empresa japonesa Kyocera.
A MPX Tauá foi instalada no Sistema Interligado Nacional por meio de uma subestação da empresa distribuidora de energia do Ceará, a Coelce. A população de Tauá será a primeira do Brasil a receber energia produzida a partir dos raios solares. O governo do Ceará ainda criou o Fundo de Incentivo à Energia Solar (Fies), que garantirá a compensação tarifária entre a energia elétrica solar e a convencional. No total, foram investidos R$ 10 milhões, sendo R$1,2 milhão destinado pelo Banco Internacional de Desenvolvimento (BID).
Comentários
Postar um comentário