Garrafas PET recicladas ajudam a detectar radioatividade

O acidente nuclear no Japão, consequência direta do terremoto e do tsunami que atingiram o país em março passado, acabou trazendo à tona uma invenção criada pelo japonês Hidehito Nakamura, professor assistente da Universidade de Kyoto. O invento de Nakamura é um aparelho feito de garrafa PET reciclada que detecta radiação.
Além de ecologicamente correto, ainda é uma boa opção para o bolso, já que os responsáveis pela execução do projeto conseguiram cortar 90% do custo em relação aos aparelhos existentes no mercado, a maioria produzidos por empresas estrangeiras. De acordo com a reportagem publicada pelo jornal “O Estado de S.Paulo”, o Scintirex é “uma resina de plástico que emite um brilho fluorescente quando exposta à radiação. A resina age como um sensor dentro dos detectores, permitindo medir o nível de radiação”.
“Scintirex, derivado principalmente da resina de garrafas PET, combina a força e a flexibilidade e o baixo custo da resina disponível na PET com a sensibildade à radiação dos “cintiladores plásticos”, atualmente o principal material sensível à radiação”, completou a matéria.
Apesar da Frana dominar este setor, Toru Ishii, executivo de vendas da Teijin, empresa que colaborou com o projeto, se mostra otimista e diz que essa invenção pode competir por uma melhor posição no mercado. “Queremos ter um produto acabado até o final de setembro para atender à crescente demanda após o terremoto de março”, declarou Ishii.

Greenvana

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Alfabeto Binário A -a

As Torres Gêmeas, ataque em 11 de Setembro de 2001, ENTENDA

Número da ANATEL, Telefone da ANATEL (0800) - Entre em contato com a ANATEL