Usina nuclear Angra 3 ficará pronta em 2015

A catástrofe nuclear de Fukushima, no Japão, foi suficiente para a Alemanha determinar o fechamento de todas as suas usinas nucleares até 2022, mas não serviu para o Brasil refletir a respeito. Tanto que Angra 3 deve ser inaugurada em 2015, depois de três décadas sendo construída.

Assim como Fukushima, atingida por um tsunami em março, a cidade, localizada no Rio de Janeiro, fica no litoral. Porém, o exemplo japonês e os protestos contra o projeto não forum suficientes para dar um basta na situação.

As obras estão orçadas em 9,95 bilhões de reais - 70% deste bolo é de responsabilidade do Brasil. O resto será financiado indiretamente pelo governo alemão, “por meio de subsídios à empresa que fornecerá equipamento à usina, a francesa Areva, que produzirá as peças na Alemanha”, de acordo com informações da BBC.
Atualmente, Angra gera 3% da energia gasta no território nacional, além de ser responsável por suprir 50% das necessidades do Rio de Janeiro. Vale ressaltar que o programa nuclear no país começou em 1968, período conturbado no Brasil, que já estava sendo controlado pelos militares. Apesar de ter sido iniciada em 1982, Angra 3 foi abandonada quadro anos depois do início e retomada apenas em 2007.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Alfabeto Binário A -a

As Torres Gêmeas, ataque em 11 de Setembro de 2001, ENTENDA

Número da ANATEL, Telefone da ANATEL (0800) - Entre em contato com a ANATEL