Cérebro grava melhor as lembranças durante o sono


Quando a memória se lembra de alguma coisa enquanto dormimos, ela fixa melhor esse evento do que quando se recorda enquanto estamos acordados. Essa é a conclusão de um estudo realizado pela Universidade de Basileia, na Suíça, e publicado neste domingo (23) pela revista científica Nature.

De acordo com especialistas, liderados por Björn Rasch, reforçar uma lembrança enquanto dormimos pode fixá-la melhor na memória.

Para realizar o estudo, os especialistas treinaram a memória dos voluntários estabelecendo uma relação entre um cheiro e a localização de um objeto. Desse modo, quando os participantes sentissem aquele aroma, eles se lembrariam imediatamente onde o objeto se encontrava.

Uma vez fixada essa ligação cheiro-objeto, os pesquisadores separaram os voluntários em dois grupos. Os do primeiro foram submetidos ao cheiro enquanto dormiam, já os participantes do outro grupo sentiram o aroma enquanto estavam acordados.

Após essa experiência, os cientistas descobriram que as pessoas que tiveram a memória reforçada durante o sono lembravam depois com mais precisão a localização do objeto. Por outro lado, a lembrança dos participantes que tinham sido submetidos ao teste enquanto estavam acordados tinha perdido intensidade e foi mais fraca que a do outro grupo.

Para documentar melhor a descoberta, os especialistas realizaram uma ressonância magnética nos pacientes. Com isso, os cientistas demonstraram que as partes do cérebro ativadas enquanto usavam a lembrança eram diferentes em cada situação.

A descoberta pode ter implicações clínicas no campo da neurociência para o tratamento de diversos transtornos, como o estresse pós-traumático.

R7

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Alfabeto Binário A -a

Número da ANATEL, Telefone da ANATEL (0800) - Entre em contato com a ANATEL

Caso de Joana Marcenal: Falso médico atende menina e Pai da menina Joanna diz estar abalado com a morte da filha

Como evitar que a poluição do ar afete a saúde? Dicas para se prevenir da poluição do AR