Ações contra a dengue ganham reforço


A Prefeitura de Belém inicia hoje (23) o segundo momento da mobilização contra a dengue na cidade. Cerca de três mil agentes de saúde estarão nas ruas visitando diversas residências em todos os bairros de Belém.
O prefeito Duciomar Costa garantiu que as equipes irão chegar a todos os lugares da cidade. O compromisso foi anunciado na manhã do último sábado, durante o “dia D” contra a dengue, que levou cerca de 30 mil pessoas para as ruas. A programação contou com uma caminhada pela avenida Almirante Barroso até São Brás. “Essas ações não vão parar. Pretendemos continuar lutando contra a dengue durante o ano inteiro”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Sérgio Pimentel.

Todas as secretárias da prefeitura estão envolvidas com a causa. Durante o “dia D”, cada secretaria apresentou uma mensagem envolvendo o tema da dengue. A Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) mostrou a importância de se manter a cidade sempre limpa.
Outro assunto que ganhou destaque foi o lixo de Belém. Cerca de 150 caminhões que fazem a limpeza pública na cidade desfilaram pelas ruas da avenida para chamar atenção das pessoas sobre o tema. “Nós estamos mostrando que temos caminhões, a coleta é feita. Precisamos agora do apoio da população para jogar o lixo no lixo”, ressaltou Duciomar. Garis de Belém, que também participaram da caminhada, distribuíram panfletos com a mensagem “Conheça melhor o seu lixo” para as pessoas que acompanhavam a programação.
A ação da prefeitura dividiu opiniões entre a população. “Acho muito importante essa iniciativa da prefeitura. Espero que durante o ano inteiro seja assim”, disse a dona de casa Janaína Oliveira. Quem não aprovou a ação foram as pessoas que precisaram trafegar pela avenida Almirante Barroso. “Acho que o evento tem até um bom objetivo, porém, não dá para interditar parte de uma grande avenida da cidade. O trânsito virou um caos”, disse o empresário Ademir Gonçalves.
Entulho é ponto de proliferação do mosquito Aedes aegypti
Qualquer tipo de lixo que possa acumular água pode ser criadouro do mosquito da dengue, principalmente no período chuvoso. Em Belém, é comum ver diversos pontos de descarga ilegal de entulhos que, muitas vezes, são criados pelos próprios moradores das áreas e que podem conter as larvas do mosquito transmissor da doença.
Ao longo da Estrada Nova é possível ver vários pontos de acúmulo de lixo. O aposentado Mariano Figueiredo afirma que o entulho acumulado na Estrada Nova com a avenida Roberto Camelier é jogado pela própria população. “O povo não ajuda. Eles sempre jogam lixo onde não devem”. O mesmo problema é vivenciado pelo estudante Reginaldo Santos, que mora na esquina da Estrada Nova com a rua Cesário Alvim “Isso é uma podridão. Jogam de tudo por aqui: restos de galinha morta, sofá, geladeira. Tem vezes que o lixo é tanto que nem a polícia consegue entrar na rua”. Ele também afirma que é feito o recolhimento do lixo periodicamente, mas a população continua jogando entulho no local. “Eles vêm, limpam aqui, mas é só eles saírem que a população vem e joga lixo de novo”.
A falta de conscientização também é percebida na travessa Padre Eutíquio, no bairro da Cremação. “Todo mundo joga lixo aí. A gente fica com medo da dengue, mas não sabemos o que fazer”, afirma o garçom Robervaldo Serrão. No bairro do Comércio, o lixo também está presente, entretanto, o jornaleiro Augusto Martins acredita que o problema poderia ser resolvido se fossem colocados contêineres de recolhimento. “A população tem muita culpa por jogar lixo no lugar errado, mas se tivesse um local certo pra jogar esse lixo, o problema poderia ser amenizado”.
Segundo a assessoria de imprensa da Sesan, cerca de 600 toneladas de entulho são retiradas das ruas de Belém diariamente. Ainda segundo a assessoria, a Sesan está fazendo o treinamento de agentes ambientais para conversar com a população e explicar os malefícios de se jogar entulho em lugares inapropriados.

(Diário do Pará)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Alfabeto Binário A -a

Número da ANATEL, Telefone da ANATEL (0800) - Entre em contato com a ANATEL

Caso de Joana Marcenal: Falso médico atende menina e Pai da menina Joanna diz estar abalado com a morte da filha

Como evitar que a poluição do ar afete a saúde? Dicas para se prevenir da poluição do AR