Medicina da UFC é o mais procurado do País

Alunos brasileiros fazem 1ª opção pelo curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará

O resultado do primeiro dia de inscrição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) referente ao domingo, cujos dados foram computados e divulgados às 10 horas de ontem, apontou o Curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) como o preferido pelos 7.680 estudantes representantes de instituições públicas de ensino superior de todo o País. O fato motivou polêmica entre representante de sindicato de escolas particulares, organização de ensino e integrante da Pró-reitoria de graduação da UFC.

Na opinião do diretor superintendente da Organização Educacional Farias Brito, Tales de Sá Cavalcante, a escolha pela universidade cearense comprova a qualidade da graduação em Medicina pretendida pelos candidatos. Segundo ele, o know-how da UFC nos processos vestibulares e o mérito de seus professores, alunos e das escolas cearenses elevaram, ao longo dos anos, o nível dos candidatos, constituindo um dos fatores responsáveis pela excelência de seus cursos, entre eles, o de Medicina.

"Diante desses fatos, lamentamos que a UFC, tão experiente em concursos vestibulares, desde a sua elaboração à organização da logística dos exames, tenha sido relegada ao papel de simples espectadora frente a um gigante desastrado, arbitrário e injusto como tem-se revelado o Enem", disse Tales.

"Tantos foram os problemas vivenciados durante esse novo processo, que é necessário fazer ouvir a voz de uma sociedade desgastada pelos prejuízos muito maiores do que os benefícios inerentes ao novo Enem, que tem excelente filosofia e péssima logística. Por isso, mais do que sentir saudade da competência característica do trabalho da CCV-UFC, precisamos resgatar aqueles tempos, quando a incerteza não habitava o coração de tantos estudantes que elegeram o curso de Medicina da UFC como um dos melhores do Brasil. Deixem para Davi o que Golias não consegue realizar!", completou Tales de Sá Cavalcante.

O professor e pesquisador Miguel Franklin de Castro, integrante da Pró-reitoria de Graduação da UFC afirma que ainda é cedo para avaliar a situação em termos de números absolutos, embora reconheça a importância que tem a procura pelo curso de Medicina da universidade cearense. "Com certeza vamos conseguir alunos de melhor qualidade, ressalte-se aqui a valorização e o reconhecimento do excelente padrão de nosso ensino médio", acrescentou. Ele entende que o Enem veio para democratizar o ensino, principalmente favorecendo aquele alunos com condições financeiras menos favorecidas.

Preocupação

O presidente do Sindicato das Escolas Particulares do Ceará (Sinepe), Airton Oliveira, vê com preocupação essa investida em busca do curso de Medicina da UFC. "Estudantes de posse econômica de outros estados aqui estarão, simplesmente, para concluírem seus cursos e retornarem às suas origens", disse. "Além do mais a desigualdade econômica e social destinada a nossa educação no Nordeste cada vez ficará mais evidenciada", concluiu Airon Oliveira. o

Sistema

47 mil acessos simultâneos foram registrados pelo site do Sisu. Ontem, foi obtida a média de 400 acessos por minuto, a capacidade do sistema é de 833

SELEÇÃO UNIFICADA

Alunos podem fazer inscrições na escola

Desde o último domingo, estudantes de todo o Estado estão tentando realizar as inscrições para vagas em instituições públicas de ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os alunos da rede pública estadual, que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), vão poder utilizar os computadores de suas escolas para realizar a inscrição, até quinta-feira, 20.

Ontem, na Escola Estadual Governador Adauto Bezerra, que teve 560 alunos realizando o Enem, no Bairro de Fátima, os estudantes lotaram a sala de informática em busca de suas inscrições no Sisu.

O estudante Francisco de Lima Neto estava bastante ansioso para realizar o seu cadastro. "Levei um dia inteiro para me inscrever no Enem e agora a mesma coisa no Sisu. A gente acaba ficando nervoso".

Ele gostou bastante de poder utilizar os computadores da escola para realizar o cadastro, pois poderá acompanhar as notas de corte, que a escola atualiza constantemente, além de poder conversar com os professores sobre os melhores cursos.

Oito horas

Após oito horas de muita "luta" o aluno, Francisco Antonio Façanha, conseguiu se inscrever no Sisu, para a faculdade de Artes Cênicas. "Foi difícil, mas eu consegui o que queria. Agora é ver quais as outras possibilidades", comentou.

A estudante Talita Nobre Reis, que pretende cursar a faculdade de Turismo, contou que vai acompanhar as notas do seu curso nos computadores da escola. "É importante saber tudo o que acontece para a gente não ficar de fora", disse. Para o diretor da escola, Humberto Mendes, o fato de ter um espaço comum onde os alunos podem trocar ideias tornam as inscrições bastante positivas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Alfabeto Binário A -a

As Torres Gêmeas, ataque em 11 de Setembro de 2001, ENTENDA

Número da ANATEL, Telefone da ANATEL (0800) - Entre em contato com a ANATEL