Acidente Vascular Cerebral - Como se define um Acidente Vascular Cerebral

Exemplo de AVCDefinição:
  
 É a morte de tecido do cérebro em decorrência de um déficit de oxigênio no cérebro por causa de uma alteração na irrigação. Pode ser isquêmico (falta de irrigação) ou hemorrágico (ruptura de um vaso sanguíneo, o que causa a interrupção da circulação normal, pois o sangue acomete áreas cerebrais).

Causas:
 
As artérias podem sofrer obstrução por:

• Uso de substâncias tóxicas (entorpecentes) ou em decorrência de uma inflamação local significativa.
• Um coágulo. Quando um coágulo formado em alguma parte do corpo se desprende, este se constitui em um êmbolo e produz uma embolia cerebral. Entretanto, quando o coágulo se forma dentro da artéria cerebral, trata-se de uma trombose cerebral. 

Sintomas:
     Dependem da área do cérebro afetada. Num quadro de AVC agudo, apresenta-se dificuldade para respirar e paralisia, que geralmente acomete um lado do corpo . Ocorre a sensação de pele viscosa e também problemas na fala. Geralmente, há uma rápida perda da consciência; entretanto, algumas pessoas podem permanecer conscientes embora em um estado de confusão mental. Num quadro de AVC transitório, manifestam-se os mesmos sintomas com intensidade mais leve. 


Diagnóstico: 

   
  O diagnóstico e tratamento da enfermidade é uma prerrogativa do profissional de saúde.
Tratamentos: 
  
 O primeiro socorro é administrar oxigênio e fazer com que a pessoa receba líquidos e alimentação por via endovenosa. Para diminuir a inflamação, e a decorrente pressão no cérebro, realiza-se tratamento farmacológico com manitol. Quando tiver ocorrido uma trombose, pode ser aplicado um tratamento de emergência com uma droga denominada "ativador do plasminogênio" (RTPA), que pode reverter os sintomas do ataque.



Fonte:
www.personalmedico.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

A história (parábola) dos três conselhos

Alfabeto Binário A -a

Portal Canaã é o site de notícias mais acessado no sudeste do Pará