As três peneiras de Sócrates

Certa vez, um homem chegou até Sócrates e disse:

-Escuta, tenho que contar-te algo importante a respeito de teu amigo!

-Espere um pouco, interrompeu o sábio, fizeste passar aquilo que me queres contar pelas três peneiras?

-Que três peneiras?

-Então, escuta bem! 

A primeira é a peneira da VERDADE. 


Estás convicto de que tudo o que queres dizer-me é verdade?

-Não exatamente, somente o ouvi dos outros.

-Mas, então, certamente o fizeste passar pela segunda peneira? 

Trata-se da peneira da BONDADE.

O homem ficou ruborizado e respondeu:

-Devo confessar que não.

-E pensaste na terceira peneira? 

Vendo se me seria útil o que queres falar-me a respeito do meu amigo? 

Seria esta a peneira da UTILIDADE.

-Útil? Na verdade, não.

-Vês? - disse-lhe o sábio - Se aquilo que queres contar-me não é verdadeiro, nem bom, nem útil, então é melhor que guardes somente para si.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Conotação e Denotação, Alguns exemplos Conotativos e Denotativos, entenda o que é uma linguagem Denotativa e Conotativa

18 DE ABRIL - DIA DE (MONTEIRO LOBATO)