Profissional indica medidas para se precaver na internet

A maioria dos internautas desconhece os cuidados necessários para navegar de forma segura sem se tornar vítima de crimes eletrônicos. “Uma simples ação como trocar regularmente as senhas utilizadas na internet em e-mail, cadastro em sites ou senhas bancárias, pode evitar maiores dores de cabeça”, alerta Andrey de Arruda Hashimoto, da empresa Trinix Internet, especializada em desenvolvimento de websites. 

Ele explica que a utilização de senhas mais complexas como letras com variações entre maiúsculas e minúsculas em conjunto com números e símbolos auxilia na complexidade e força da senha, evitando que softwares específicos utilizados por hackers as descubram facilmente. “Senhas previsíveis, também muito utilizadas, costumam ser as primeiras a ser forçadas pelos criminosos digitais. Sejam elas nome ou sobrenome, telefones, data de aniversário e nome de parentes próximos”, reforça. 

De acordo com Hashimoto, o objetivo dos golpes é quase sempre obter informações do usuário como, por exemplo, o número do cartão de crédito, senhas, informações pessoais. Para isso, o envio de e-mails ainda é muito utilizado. “Esses e-mails geralmente levam o usuário a pensar que o remetente é confiável, pois vêm em nome de bancos, grandes sites ou lojas e até mesmo órgãos como a Receita Federal”. 

Andrey Hashimoto observa que uma forma de fraude pela internet denominada Phising (oriundo do inglês fishing, ou seja, pescaria) vem chamando a atenção pelo crescimento desta prática e pelo alto número de vítimas. “Phishing consiste, basicamente, no ato de uma pessoa se passar por outra ou por uma empresa, solicitando informações confidenciais. Então, é importante destacar que as fraudes nem sempre estão ligadas a vírus e trojans”, disse. 

Diariamente, muitos vírus são desenvolvidos e distribuídos na internet. Os riscos desses vírus que vêm por anexos são vários. O mais perigoso é o roubo de senhas, pois alguns spywares denominados keyloggers monitoram a entrada de dados digitados nos formulários e os envia para o hacker. Então, o criminoso pode ter acesso, por exemplo, ao internet banking e fazer compras usando sua conta bancária ou cometer fraudes como falsificação de documentos. Já alguns vírus têm por objetivo apenas danificar o sistema operacional. 

Para se proteger, algumas atitudes são importantes. Entre elas, nunca abrir sites ou e-mails desconhecidos, não participar das "correntes", pois seu e-mail será enviado para vários destinos diferentes e, geralmente cai numa lista de e-mails para tentativa de fraude. 

Outra dica de Andrey Hashimoto é evitar links curtos, como por exemplo, o "Tiny url", que permite um redirecionamento de páginas. “Na maioria das vezes se trata de vírus ou trojans”, frisou. 

No caso de recebimento de e-mail de confirmação de compra, geralmente vêm os dados do produto solicitado e do vendedor. Assim, desconfie de e-mails de confirmação de compra que vêm sem dados ou com dados fictícios. Verifique também o domínio do site cujo link está apontando e fique atento aos domínios extensos, como por exemplo: secure.seubanco.com.br.internetbanking.dominiofalso.com. “Quando o usuário vê o secure.seubanco.com.br no começo pensa que está no site oficial, quando na verdade será direcionado para outro site com segundas intenções”, alertou. 

Mas é importante examinar os arquivos recebidos mesmo que tenham sido enviados por conhecidos e fazer um “escaneamento” completo do sistema pelo menos uma vez por mês. Ele observou que, no meio corporativo, o gerenciamento unificado de ameaças (Unified Threat Management) vem crescendo e várias empresas estão adquirindo esses produtos que protegem e gerenciam a rede privada com soluções de filtro anti-spam, antivírus, firewall, dentre outros. 


Fonte:
Diário de Cuiabá

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Número da ANATEL, Telefone da ANATEL (0800) - Entre em contato com a ANATEL

Caso de Joana Marcenal: Falso médico atende menina e Pai da menina Joanna diz estar abalado com a morte da filha

Como evitar que a poluição do ar afete a saúde? Dicas para se prevenir da poluição do AR