Garimpeiros em Curionópolis, Quarta Feira - Reunião dos garimpeiros em Curionópolis

CoomigaspCurionópolis, com pouco mais de 18.000 habitantes, será mais uma vez impactada pelos garimpeiros associados à Coomigasp – Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada. Com mais de 45.000 associados e pouco mais de 13.000 quites com suas obrigações estatutárias, devem comparecer na próxima quarta-feira, cerca de 10.000 garimpeiros, que farão a discussão e votação do “Quarto Aditivo do Contrato de Parceria para Desenvolvimento de Empreendimento de Mineração” celebrado pela Cooperativa com a Colossus Geologia e Participação Ltda, em 16/07/2007, que tem por objeto atender às disposições do Termo de Compromisso assinado pelas Contratantes acima referidas com a União Federal, o DNPM – Departamento Nacional de Produção Mineral e a Serra Pelada – Companhia de Desenvolvimento Mineral.

COOMIGASP TERÁ SEDE PRÓPRIA – A novidade que motiva os garimpeiros além de terem que cumprir suas obrigações, é o lançamento da pedra fundamental da Sede da COOMIGASP. Propriedade adquirida recentemente , com escritura pública definitiva, medindo 12.000 M2, localizada no Bairro Planalto, Com acesso pela Avenida Brasil, logo depois da Delegacia de Polícia Civil, onde deverá ser construída, além das instalações administrativas, uma grande cobertura para acomodar no mínimo 15.000 garimpeiros por vez, possuindo palco para acomodação da mesa diretora em assembleias gerais ordinárias e extra-ordinárias, banheiros, refeitórios e outros departamentos que ainda serão discutidos pelos diretores da cooperativa.

A pequena Curionópolis, em vésperas e realizações de Assembleias, tem seu comercio aquecido pela geração de renda, produzida pela mobilização dos garimpeiros que chegam de vários Estados brasileiros.

A cooperativa hoje, diferentemente de tempos passados, banca a alimentação e a condução do associado, no entanto, as despesas pessoais bancadas pelos próprios garimpeiros fazem a diferença na renda dos que instalam bancas dos mais variados produtos, desde lanches, refrigerantes e água à venda de utensílios em geral.

Desde o início da implantação da mina, o município, ainda que de forma lenta e ordenada, tem mudado seu aspecto. A cidade que antes tinha pouco movimento, já sente as mudanças, na geração de emprego e renda, produzidos pelo projeto que avança em sua instalação.

Fonte: 
Agência Batéia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

São Paulo vai sediar competição mundial de ensino técnico