Pular para o conteúdo principal

Papéis de países ricos e pobres se invertem

Na geopolítica da biodiversidade, os papéis de ricos e pobres muitas vezes se invertem. Os países economicamente mais ricos são, em sua maioria, os biologicamente mais pobres. E os que possuem a maior biodiversidade são, tipicamente, os que têm menos dinheiro.


Na sua missão de promover a conservação da biodiversidade mundial, portanto, a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) defronta-se com o sério problema de que as riquezas biológica e econômica necessárias para protegê-la pertencem a atores diferentes, com interesses e prioridades distintas.


E, se já é difícil conseguir dinheiro para combater a fome e a miséria humana, imagine para florestas, tigres e baleias.


Uma das premissas desta convenção é que os países mais desenvolvidos devem apoiar financeiramente e tecnologicamente a conservação da biodiversidade nos países menos desenvolvidos. Não se trata de uma doação, mas de uma obrigação.


A convenção determina que os países têm soberania sobre seus recursos biológicos, é verdade. Mas nem por isso a biodiversidade deixa de ser um patrimônio global. Quando uma espécie é extinta ou um ecossistema é destruído, quem perde não é apenas o país de origem; é o planeta inteiro.


Os países em desenvolvimento, portanto, têm a razão e o direito de cobrar apoio dos países desenvolvidos. Se o problema é global, os esforços para combatê-lo devem ser igualmente globalizados. Promessas e metas ambiciosas não servem de nada se não houver recursos para colocá-las em prática. Se os países desenvolvidos têm um interesse genuíno de preservar a biodiversidade global, a única maneira de fazer isso é investindo nos países em desenvolvimento.


Estadão.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Desconectado da internet, preencha seu nome, sobrenome e e-mail e cole um dos seriais a baixo. UT13R-7B61S-2RS4F-VW8HE M3EKY-43E5R-8F72Q-6YE5W Indicado: P7TUP-Q27PX-UWT7I-O6U8W Idicado: P7TUP-Q27PX-UWT7I-O6U8W Indicado: SV8SX-FAFRT-0HZGT-6UG7S VLHH3-DOT2L-GWSPV-8R51Y 2F16E-O72OO-FTKQZ-F7ANL 7XKBZ-G5IJL-J4YUG-TMDMD 71GYP-HD5L0-82FI3-CLM2V THVW6-EC16E-5LWIK-72MII LSA8Y-CJDSS-RVNUA-PX41R 1XQBI-1362I-SMN19-6UU4W 2181X-E34PF-5DCTY-8IJSU 8PFHC-XGH8R-HPRKI-OPQRX 8M74P-61O87-W41HY-GOCDB RNM8F-68WC9-NRYDI-X1YOY

Crianças fazendo sexo na internet?

Não estou motivando, e sim repreendendo.

Número da ANATEL, Telefone da ANATEL (0800) - Entre em contato com a ANATEL

Você que está cansado de está nas mãos dessas operadoras irresponsáveis, que não te dão os atendimentos devidos... aqui está o número da ANATEL ligue e faça eles te ligarem horas depois e te darem todo o atendimento necessário; Os novos números de contato da ANATEL são: Atedimento normal: 1331 Pessoas com deficiência auditiva,  1332,  De segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 8h às  Contato pelo formulário online, clique no link abaixo: Atendimento On-line NOTÍCIAS SOBRE ANATEL: ---------------------------------------------------------- TCU vai auditar operadoras de celular e Anatel Por que a Banda Larga (ainda) não é de todos Novo Regulamento da Anatel vem defender os direitos do consumidor de telecom Consumidores avaliam qualidade dos serviços de telecomunicação Saiba o que perguntar antes de contratar serviços de telecomunicações Comente via Facebook: