Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de janeiro 26, 2011

O misterioso sumiço das abelhas

Há cerca de quatro anos, apicultores americanos, canadenses e europeus começaram a ter problemas com suas abelhas melíferas (Apis mellifera): elas estavam desaparecendo das colmeias. O sumiço estava causando prejuízo tanto aos que viviam diretamente da polinização e do beneficiamento dos produtos de origem apiária quanto aos agricultores, que dependiam dos insetos nas lavouras. "As colmeias tinham muita cria e poucas abelhas adultas. Destas, a maioria era recém-nascida, mas a rainha continuava presente", afirma o professor de genética na Faculdade de Medicina da USP em Ribeirão Preto, David D. Jong.

Protesto SOS fecha 23 escolas

Pais de 20 mil alunos fecharam ontem 23 escolas privadas com contrato de associação em todo o País em protesto contra os cortes no financiamento. A ministra da Educação, Isabel Alçada, reagiu com dureza. "Encerrar escolas é absolutamente ilegítimo, porque as escolas têm contratos com o Ministério da Educação para estar abertas", disse, esperando receber "informação detalhada" das direcções regionais de educação e admitindo agir juridicamente.

Partido Socialista acusa movimento SOS Educação de manipular pais e alunos

eputados socialistas acusam o movimento SOS Educação de manipulação, por causa de um email onde são convocadas várias iniciativas de protesto contra os cortes no financiamento das instituições de ensino do sector privado e cooperativo.   Paula Barros, vice-presidente da bancada parlamentar socialista, enumera uma série de acções que constam do plano do SOS Educação e que indiciam manipulação.   “Manipulação de alunos, manipulação de pais e encarregados de educação, simulação de reuniões com resultado dessas mesmas reuniões antecipado, envolve fotografias aéreas àquilo que sejam os principais momentos de manifestação, envolve simulação do chamamento das forças de autoridade  para reporem a normalidade nas instituições”, refere a deputado do PS.   As acusações do grupo parlamentar socialista foram feitas esta tarde, numa conferência de imprensa realizada no Porto.

Mais de 25 escolas encerradas pelos pais - Movimento SOS Educação

Lisboa, 26 jan (Lusa) - Mais de 25 escolas do ensino particular com contrato de associação foram hoje encerradas por pais e encarregados de educação, garantiu o Movimento SOS Educação, que convocou o protesto contra os cortes do financiamento decretados pelo Ministério da Educação. "Tenho informações de que mais de 25 escolas estão fechadas", disse à agência Lusa Luís Marinho, porta-voz do Movimento SOS Educação. Em causa está uma portaria da tutela que determina um financiamento de 80.080 euros por ano e por turma nas escolas com contrato de associação, uma verba inferior em cerca de dez mil euros ao reclamado pela Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP).

Os animais falam!

Crime do século 21’, afirma delegada que é a "Pirataria"

A delegada Valéria Aragão, titular da Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM), afirmou que, todos os anos, cerca de 2 milhões de empregos formais deixam de ser criados por causa da pirataria. “Cerca de R$ 30 milhões são sonegados somente com a falsificação de tênis e roupas”, enfatizou a delegada. “A pirataria é o crime do século 21. Não pode mais ser encarada como um crime menor”, complementou. Nesta quarta-feira (26), uma operação combate a pirataria no Mercado Popular da Uruguaiana, no Centro do Rio. Segundo a delegada, foram sete meses de investigações antes de os policiais partirem para a ação. “Esse é um projeto sistêmico no Rio, que pretende se tornar um modelo de combate à pirataria, visando a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016”, destacou Valéria Aragão. A delegada disse que há muitos anos o Camelódromo da Uruguaiana se desvirtuou do projeto original, de dar oportunidade a quem não conseguiu espaço no mercado formal, e de org...

O que a Bíblia realmente diz sobre a homossexualidade?

Daniel A. Helminiak * – As pessoas discutem apaixonadamente acerca do que a Bíblia realmente ensina. Como é possível? Quem está com a razão? Depende de como se lê a Bíblia! Como é possível? São diferentes formas de se ler a Bíblia! A forma pela qual se lê a Bíblia, o modo de interpretar os textos, eis aí a questão central. Não se trata de perguntar: “Quais são os textos da Bíblia sobre a homossexualidade?” Qualquer um pode fazer uma lista e citá-los. O que devemos nos perguntar é: “Como interpretar estes textos?” “Como determinar aquilo que estes textos realmente querem dizer?” Há quem afirme que a Bíblia deva ser entendida literalmente, sem “interpretações”. Mas interpretar significa apenas extrair o sentido de um texto. Desta maneira, não pode haver leitura da Bíblia ou de qualquer outra obra sem interpretação. Sem o leitor, um texto é apenas um monte de palavras – sinais em uma página. Em si estes sinais não têm significado algum. Para significarem algo, eles precisam pas...