Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de outubro 29, 2012

O Engenheiro e a Sociedade

As revoluções ou avanços tecnológicas têm proporcionado grandes benefícios para uma boa parte da população brasileira. As condições de vida e o bem-estar têm apresentado índices de crescimento, se for considerada apenas a frieza dos números. Contudo, se for considerada a realidade social, observa-se que este crescimento não é generalizado, pois grande parte da população ainda vive na miséria absoluta em todos os segmentos. Diante deste quadro negativo, a sociedade pensante deste país não pode ficar insensível aos problemas. É neste sentido que deve entrar a colaboração do engenheiro, buscando soluções práticas e objetivas para minimizar os efeitos das desigualdades acima citadas. Seria uma incoerência não colocar os meios governamentais como principais envolvidos no processo de redimensionamento social brasileiro. Como as políticas governamentais (socias) abrangem, quase sempre, o contexto geral, muitas vezes determinados programas não atingem diretamente os mais necessitados, da...

Valdemiro Santiago Explicando o Salmo 34

Protesto Gurani-Kaiowá

O protesto feito em frente ao Congresso Nacional foi um ato em defesa dos povos indígenas. A carta dos índios foi divulgada após a Justiça Federal determinar a desocupação da tribo da aldeia Passo Piraju, em Porto Cambira, no Mato Grosso do Sul. A área é disputada por índios e fazendeiros.

Guarani-Kaiowá não são obrigados a deixar fazenda ocupada

Os 170 índios guarani-kaiowá que há quase um ano ocupam parte de uma fazenda da cidade de Iguatemi, a cerca de 460 km da capital sul-matogrossense, Campo Grande, e cuja situação ganhou destaque nacional nos últimos dias, não terão que deixar a área. A medida vale pelo menos até que a real situação da propriedade seja esclarecida ou que laudos antropológicos descartem se tratar, como afirmam os índios, de terra tradicional indígena. Segundo a Justiça de Mato Grosso do Sul, diferentemente do que os índios, as organizações indigenistas e o próprio Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso do Sul chegaram a anunciar, a decisão do juiz federal Sergio Henrique Bonachela, da 1ª Vara Federal em Naviraí (MS), constitui liminar de manutenção de posse e não de reintegração da área ocupada por 100 adultos e 70 crianças guarani-kaiowá desde novembro de 2011. A reportagem entrou em contato com a Justiça Federal em Mato Grosso do Sul na manhã desta sexta-feira e aguarda uma posição oficial s...

Gilmar Mendes é responsável pela tragédia dos Guarani Kaiowá

O então presidente do STF, Gilmar Mendes, deferiu liminar, em dezembro de 2009, suspendendo decreto presidencial que declarava a área de posse dos indígenas, que tentam retomar parte de seu território e vivem sob ameaça de fazendeiros da região. .. Gilmar Mendes e a tragédia dos Guarani Kaiowá: ministro do STF vetou, à época em que presidia a Suprema Corte, decreto de Lula que decretava posse aos indígenas. (Foto: reprodução)

Cresce a quantidade de lixo plástico no Ártico

Fundo do mar está cada vez mais tomado por detritos Pesquisadores fizeram esta verificação, publicada na edição online do   Marine Pollution Bulletin   por Melanie Bergmann, bióloga e especialista do fundo do mar do Instituto Alfred Wegener para Pesquisa Marinha e Polar da  Helmholtz Association. As quantidades de lixo são ainda maiores que aquelas encontradas no profundo cânion marinho próximo de Lisboa, Portugal. Para este estudo, Bergmann examinou cerca de 2.100 fotos do piso do mar tiradas perto do observatório marinho do instituto no Estreito Fram, no leste da região. Esta é a rota marinha entre a Groenlândia e a ilha norueguesa de  Spitsbergen.

Veja por onde anda nossa águas...